Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Amorim Energia lança emissão de obrigações convertíveis em acções da Galp Energia (act)

Emissão será de 300 milhões de euros, sendo os títulos de dívida convertíveis em acções da Galp Energia, equivalentes a 3,1% do capital da petrolífera.

Paulo Duarte/Negócios
22 de Maio de 2013 às 08:38
  • 10
  • ...

A Amorim Energia, companhia controlada por Américo Amorim que é a maior accionista da Galp Energia, lançou uma emissão de 300 milhões de euros em obrigações convertíveis em acções da petrolífera portuguesa.

 

A notícia está a ser avançada pela Bloomberg, que dá conta que o valor da operação poderá ser aumentado em 50 milhões de euros, sendo que as obrigações a emitir podem ser convertidas num total de acções da Galp que correspondem a 3,1% do capital da Galp.

A Amorim Energia, detida em 55% por Américo Amorim, é actualmente a maior accionista da Galp Energia, com 38,34% do capital.      

 

Segundo a agência de notícias norte-americana, as obrigações têm uma maturidade de cinco anos e vão pagar um juro fixo anual entre 3,375% e 4,125%, sendo que o preço de conversão das acções será fixado entre 25% e 30% acima da cotação média da Galp Energia entre a data de lançamento da operação e a fixação do preço.

 

O Bank of America e o Societe Generale são os bancos responsáveis pela operação.

 

Impacto neutral

 

O BPI Equity Research considera que esta operação tem um impacto “neutral” nas acções da Galp Energia, uma vez que pode representar sinais positivos e outros negativos.

 

Para positiva a unidade de “research” do BPI afirma que a Amorim Energia deverá usar o encaixe da operação para adquirir parte da posição que está ainda nas mãos da ENI. “Contudo, não é claro se isto significa que a Amorim Energia vai acabar por não exercer a opção de comprar a parcela adicional de 5%”, refere o BPI.

 

A Amorim energia tem a opção para comprar mais entre 3,34% e 8,34% da Galp aos italianos da ENI, sendo que tem a opção de indicar uma terceira parte para, deste lote, comprar 5% do capital.

 

O BPI conclui ainda que esta emissão de obrigações poderá indicar que a venda final de acções da Galp Energia por parte da Eni poderá estar próxima, o que “acabaria com uma das maiores incertezas que pende sobre as acções” da cotada portuguesa. Os italianos da ENI detêm ainda 24,34% da Galp, sendo que deste total, 8% corresponde as acções a entregar numa emissão obrigacionista convertível, idêntica à hoje lançada pela Amorim Energia.

 

As acções da Galp caem 1,85% para 12,18 euros.

 

(notícia actualizada com comentário do BPI Equity Research à operação)

Ver comentários
Saber mais Amorim Energia emissão de obrigações Galp Energia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio