Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Agência Internacional de Energia anuncia envio de petróleo para os EUA

Os países-membros da Agência Internacional de Energia vão garantir o fornecimento de dois milhões de barris de crude por dia aos EUA durante um período inicial de 30 dias, revelou o director da agência, Claude Mandil. Portugal já anunciou que vai contribu

02 de Setembro de 2005 às 18:26
  • ...

Os países-membros da Agência Internacional de Energia vão garantir o fornecimento de dois milhões de barris de crude por dia aos EUA durante um período inicial de 30 dias, revelou o director da agência, Claude Mandil. Portugal já anunciou que vai contribuir com 2% das suas reservas estratégicas.

«Os países-membros da AIE estão a agir em solidariedade com os Estados Unidos para resolver as falhas de fornecimento e restabelecer a confiança no mercado. Os países-membros estão também conscientes de que os produtos refinados, sobretudo gasolina, são os que farão uma contribuição mais útil», lê-se no comunicado divulgado pela AIE.

Esta ajuda da AIE durará inicialmente 30 dias, estando desde já agendada uma nova reunião do conselho da instituição, dentro de duas semanas, para avaliar o impacto desta acção e decidir se a mesma se prolongará.

O comunicado divulgado hoje acrescenta ainda que a AIE esteve em contacto com os principais produtores mundiais e com a Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) para que estes também disponibilizem mais petróleo para o mercado.

Esta é a segunda vez que a AIE decide recorrer às reservas estratégicas para aumentar o petróleo disponível no mercado, depois de ter tomado uma decisão semelhante em 1991, por altura do conflito no Golfo.

Os países-membros a Agência Internacional de Energia têm reservas de mais de quatro mil milhões de barris de crude, dos quais 1,4 mil milhões são controlados directamente pelos governos.

O preço do crude negociado em Nova Iorque seguia a cair 2,69% para 67,60 dólares e o «brent», em Londres, recuava 2,98% para 65,70 dólares.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio