Notícia
Bolsas da Rússia e Ucrânia sobem após anúncio de cessar-fogo
A bolsa russa está a subir 4% e o índice ucraniano ganha quase 8%, após o anúncio de cessar-fogo na Ucrânia, com os investidores a reflectirem a expectativa de que se consiga evitar um grande conflito naquela região e de que as sanções económicas possam diminuir.
O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou esta quinta-feira um acordo de cessar-fogo na Ucrânia. Após o comunicado de Putin, a bolsa de Moscovo disparou. O índice russo RTS, que agrega as 50 principais cotadas russas, sobe 4,03%, para 865,87 pontos.
O rublo chegou a subir 1% após a declaração, mas regressou, entretanto, às quedas, perdendo, nesta altura, 0,52% para os 0,015 dólares. Os juros da dívida a 10 anos baixaram para 12,1%.
"São boas notícias, o que é positivo para os activos russos", afirma Vitaly Isakov gestor financeiro na Otkritie Asset Management em Moscovo, citado pela agência de notícias Bloomberg. Para Isakov, o mais importante é o cumprimento dos termos do acordo. "Se retomarem as actividades militares, os mercados irão reagir de forma negativa", concluiu.
Na Ucrânia, o índice UX, que agrega as 10 principais cotadas, ganha 7,9%. Esta quinta-feira, o FMI anunciou um novo acordo com o país, para a concessão de um empréstimo de 17,5 mil milhões de dólares (15,5 mil milhões de euros).
A notícia contribuiu também para os ganhos nos mercados europeus, com a expectativa que diminua o impacto das sanções nas exportações. O índice de Lisboa sobe 1,83%, acompanhando a tendência de ganhos nas principais praças europeias.
O acordo de cessar-fogo foi alcançado após longas horas de negociações em Minsk, capital da Bielorrússia, entre os líderes da Rússia, Ucrânia, Alemanha e França. Prevê a retirada das armas pesadas da linha da frente dos combates e a criação de uma zona tampão alargada, a partir da meia-noite de domingo, dia 15 de Fevereiro.