Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Abertura dos mercados: Dados económicos impulsionam índices asiáticos

Esta terça-feira, 1 de Julho, foi marcada por dados económicos positivos na Ásia. Por outro lado, a tensão no Iraque continua a determinar a evolução dos preços do petróleo.

Bloomberg
01 de Julho de 2014 às 08:04
  • ...

Os indicadores relativos à confiança das empresas no Japão mostram que a economia nipónica está a dar sinais de recuperação. A sondagem realizada pelos organismos ligados ao Banco do Japão revela que o sentimento entre os grandes fabricantes terá aumento de 5% para 8%.

 

Além disso, os planos de investimento das empresas nipónicas aumentaram mais do que o estimado pelos analistas apesar dos impostos sobre as vendas naquela economia terem aumentado, segundo a Bloomberg.

 

Por outro lado, a produção na China aumentou ao ritmo mais acelerado desde o início do ano. O índice do gestor de compras (PMI), de acordo com organismos estatais chineses, situou-se nos 51 pontos, um valor que vai ao encontro das estimativas dos analistas consultados pela Bloomberg.

 

Estes dados económicos impulsionaram o sentimento dos principais índices bolsistas asiáticos. O MSCI Ásia Pacífico soma 0,4% e o japonês Nikkei encerrou a subir 1,08% e o Topix cresceu 1,07%.

 

Por outro lado, os preços do petróleo estão a subir nos mercados internacionais depois de, nesta segunda-feira, 30 de Junho, os rebeldes sunitas do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (ISIS) terem proclamado a independência das regiões que controlam na Síria e no Iraque, constituindo assim um califado independente muçulmano.

 

O West Texas Intermediate soma 0,30% para 105,69 dólares por barril e o Brent do Mar do Norte, negociado em Londres e que serve de referência para o mercado português, avança 0,12% para 112,50 dólares por barril.

 

No mercado cambial, o euro cede terreno face à divisa norte-americana, estando a recuar 0,07% para 1,3683 dólares.

 

A captar a atenção dos investidores esta terça-feira vão estar ainda as minutas relativas à última reunião de política monetária do Banco de Inglaterra. O mercado espera que neste documento seja dada alguma indicação de quando a autoridade monetária britânica poderá começar a subir a taxa de juro de referência.

 

Quinta-feira, o Banco Central Europeu reúne-se e o mercado não antecipa que a autoridade monetária altere a taxa de juro de referência.

Ver comentários
Saber mais mercados petróleo bolsas Ásia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio