Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bolsa inverte e já perde 1%

O PSI-20 iniciou a sessão em alta, mas já inverteu a tendência, numa manhã marcada pelas fortes oscilações do BES. A queda superior a 8% da PT e de quase 2% da Jerónimo Martins estão a ser determinantes para a queda.

01 de Julho de 2014 às 09:31
  • ...

O principal índice da praça de Lisboa arrancou a sessão desta terça-feira em terreno positivo, impulsionado pelos ganhos superiores a 4% do BCP e BES. No entanto, o banco presidido por Ricardo Salgado, que já disparou esta manhã mais de 8,5%, perde, a esta altura, 1,66% e já afundou mais de 13%.

 

PSI-20 perde, assim, 0,96% para os 6.737,13 pontos, com 17 empresas em queda e três a subir. No resto da Europa, o sentimento é positivo.

 

Por cá, a pressionar a bolsa está essencialmente a Portugal Telecom com uma desvalorização de 8,15% para 2,458 euros. Mais de 88% da exposição de liquidez da operadora ao universo Espírito Santo está na Rioforte. A PT dá a sua confiança aos investimentos que sempre diz ter feito associado ao BES e GES.

 

O Banco Espírito Santo, que já disparou esta manhã mais de 8,5%, está agora a cair 1,66% para 0,592 euros, mas já afundou mais de 13%. Ontem, 30 de Junho, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) proibiu a venda a descoberto de acções do BES e do ESFG, depois das fortes desvalorizações registadas nas duas últimas sessões. A interdição estará em vigor durante todo o dia de hoje, 1 de Julho. E hoje o Negócios avança que o banco ainda presidido por Ricardo Salgado dispõe de bóias de salvação que, caso a crise se acentue, lhe permitirão garantir que as poupanças dos seus clientes estão a salvo.

 

As dúvidas sobre a crise no braço não financeiro do Grupo Espírito Santo estão a afundar as acções do BES e ameaçam ter repercussões na actividade. Mas o banco dispõe de defesas.

 

O Espírito Santo Financial Group (ESFG) contraria e ganha 0,36% para 1,405 euros.

 

Na restante banca, o BCP dispara 11,91 % para 12,4 cêntimos por acção, no dia em que os títulos sofreram um ajuste técnico. Esta terça-feira é o primeiro dia que os títulos do banco liderado por Nuno Amado negoceiam sem direitos no aumento de capital.

 

Já o Banco BPI cai 1,70% para 1,503 euros.

 

Ainda a pressionar está a Jerónimo Martins que cai 1,79% para 11,80 euros.

Ver comentários
Saber mais Bolsa PSI-20
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio