Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

A sua semana dia a dia: emissão da Greenvolt, contas das gigantes tecnológicas e Fed

A época de resultados vai marcar a semana em Wall Street, enquanto a Reserva Federal dos EUA e o Banco de Inglaterra vão decidir sobre juros. Por cá, há uma série de dados estatísticos sobre PIB, inflação, dívida e excedente.

As palavras de Powell sobre os juros, entre outros fatores, agravaram as “yields” das “Treasuries”.
  • ...
Segunda-feira Início da emissão da Greenvolt

A Greenvolt vai emitir, junto de investidores de retalho, até 75 milhões de euros em dívida verde com maturidade em 2029. A operação prevê a emissão de 150 mil obrigações com um valor unitário de 500 euros, que poderá ser aumentado pelo emitente até ao dia 6 de fevereiro, inclusive. O cupão foi fixado nos 4,65%. A aquisição destes títulos pode ser feita a partir desta segunda-feira.

Segunda-feira A operação da Galp em 2023

A Galp Energia publica, antes da abertura do mercado, os dados operacionais relativos ao ano passado. No terceiro trimestre, a petrolífera registou uma margem de refinação de 14,60 dólares por barril de petróleo, uma subida de 89% face aos 7,7 dólares do trimestre anterior. Os números ficaram acima dos 10,66 dólares antecipados pelos analistas ouvidos pela Bloomberg.

Terça-feira Estimativa do PIB e previsões do FMI

O Instituto Nacional de Estatísticas vai publicar esta terça-feira a estimativa rápida do produto interno bruto (PIB) no quarto trimestre do ano passado. Entre julho e setembro, a economia portuguesa recuou 0,2%, enquanto o crescimento económico anual desacelerou para 1,9%, em termos homólogos. No mesmo dia, o Fundo Monetário Internacional (FMI) divulga o seu "outlook" económico, incluindo projeções para Portugal.

Terça-feira Contas das gigantes tecnológicas em Wall Street

Os resultados das gigantes tecnológicas vão marcar esta semana a "earnings season" em Wall Street. Terça-feira, após o fecho do mercado, é a vez da Microsoft e da Alphabet. Já na quinta-feira serão a Apple e a Amazon.

Quarta-feira BCP faz reembolso antecipado da dívida perpétua 

O BCP decidiu optar pelo reembolso antecipado de dívida que tinha emitido em 2019. Em causa estão 400 milhões de euros em obrigações perpétuas, cujas condições previam já esta possibilidade que será exercida na primeira data possível: 31 de janeiro de 2024. Ao longo dos primeiros cinco anos, a taxa de juro foi fixada em 9,25% ao ano, sendo que os obrigacionistas vão agora receber o capital e os últimos juros.

Quarta-feira Fed decide sobre taxas de juro

A Reserva Federal dos Estados Unidos termina esta quarta-feira dois dias de reunião de política monetária, a primeira do ano. O mercado está à espera que o banco central liderado por Jerome Powell mantenha o intervalo dos juros diretores inalterado pela quarta vez consecutiva.

Quinta-feira Batalhão de dados em Portugal

Quinta-feira há um batalhão de dados económicos a serem conhecidos na Europa e na Zona Euro, a começar pela estimativa de inflação nos países da moeda única. Por cá, há ainda a dívida das administrações públicas, tanto mensal como trimestral em percentagem do PIB no total de 2023. Também as estatísticas finais do financiamento das administrações públicas são conhecidas neste dia.

Quinta-feira Banco de Inglaterra dá início a ciclo de descidas?

O Banco de Inglaterra realiza esta quinta-feira a sua primeira reunião de política monetária deste ano, sendo que o mercado divide-se sobre se a autoridade monetária britânica irá tirar já as taxas de juro de referência do máximo de 16 anos em que está. Mesmo que não aconteça ainda, a expectativa é que abandone o posicionamento "hawkish".

Sexta-feira Excedente português em 2023

O excedente orçamental aumentou ligeiramente, em contabilidade pública, para 6.387 milhões de euros, até novembro, dado que a receita voltou a subir a um ritmo superior ao da despesa pública, contribuindo para um saldo excedentário. Os dados divulgados esta sexta-feira pelo Ministério das Finanças vão permitir perceber a evolução na totalidade do ano, sendo que, em termos de peso para a economia, o Governo estima que o excedente tenha sido de 0,8%.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio