Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Os investidores vão estar atentos esta segunda-feira aos índices de gestores de compras (PMI) da Zona Euro e dos EUA, num dia em que decorrem negociações sobre a Ucrânia entre norte-americanos e russos em Riade. Por cá, é conhecido o endividamento nacional.

24 de Março de 2025 às 07:30
  • ...
Encontro entre delegações da Rússia e EUA 

Depois de as delegações da Ucrânia e dos Estados Unidos se terem reunido em Riade, na Arábia Saudita, para discutir uma possível trégua parcial nos ataques a infraestruturas energéticas e civis no conflito com a Rússia, esta segunda-feira é a vez de a delegação russa encontrar-se com os responsáveis norte-americanos, no que poderá ser um avanço decisivo no processo de paz.   

Robustez da indústria e serviços da Zona Euro e EUA   

A evolução da indústria e dos serviços de vários países na Zona Euro e dos EUA vai estar em foco esta segunda-feira com a publicação das leituras de março do índice de gestores de compras (PMI). Os analistas vão estar especialmente atentos à tendência na Alemanha, a maior economia da Zona Euro. No caso dos EUA, os serviços (o motor do crescimento económico) deverão revelar uma melhoria ligeira.

Endividamento da economia nacional no início do ano 

O endividamento do setor não financeiro aumentou 17 mil milhões de euros em 2024 face ao ano anterior, para 814.100 milhões de euros. Deste total, 454.600 milhões de euros dizem respeito a empresas e 359.400 milhões de euros ao setor público. O Banco de Portugal vai dar a conhecer, esta segunda-feira, os dados relativos a janeiro.

Resultados trimestrais da BYD 

Num momento em que a rival Tesla atravessa dificuldades devido à polémica colaboração do seu CEO, Elon Musk, com a Administração Trump, a gigante chinesa da produção de carros elétricos BYD apresenta os resultados do quarto trimestre esta segunda-feira. Com o recente crescimento das vendas, os analistas esperam números positivos, apontando uma duplicação das receitas para cerca de 37 mil milhões de dólares.

Mercado turco reage a instabilidade política

A detenção inicial do principal adversário do presidente turco, na passada quarta-feira, levou a uma derrocada nos mercados do país, causando a queda acentuada das ações e da lira turca, bem como o disparar das yields das obrigações soberanas. Este domingo, antevendo nova instabilidade na abertura dos mercados devido à prisão preventiva de Ekrem Imamoglu, responsáveis do banco central da Turquia estiveram reunidos com executivos dos principais bancos comerciais. As autoridades proíbiram também o "short selling" das ações e aumentaram os limites de recompras para estabilizar as bolsas.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio