Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

A primeira segunda-feira do ano traz uma chuva de dados internacionais, com a divulgação dos índices PMI da China, Estados Unidos, Alemanha, Espanha, Itália e Reino Unido. Por cá, será conhecida a taxa de desemprego de novembro.

06 de Janeiro de 2025 às 07:30
  • ...
Dia de Reis fecha bolsas 

Nalguns países, o dia mais importante do Natal comemora-se nesta segunda-feira, Dia de Reis. Assim, há bolsas que estarão fechadas, em concreto nalguns países da Europa de Leste, como a Polónia, a Croácia, a Eslováquia ou a Eslovénia. Em países com os mercados a funcionar, mas onde é feriado, espera-se que o volume de negociação seja menor, como Espanha.

Os números do desemprego de novembro

O Instituto Nacional de Estatística vai divulgar a taxa de desemprego em novembro em Portugal. De acordo com os dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional, o número de pessoas inscritas nos centros de emprego voltou a aumentar em novembro pelo segundo mês consecutivo. Os dados do desemprego são um dos principais indicadores para medir a robustez da economia.

Chuva de indicadores internacionais

Vários países divulgam esta segunda-feira os seus Índices de Gestores de Compras, os chamados PMI, que refletem a atividade económica no setor empresarial, na indústria e nos serviços. Estes índices são amplamente utilizados para avaliar a saúde económica dos países. Serão conhecidos os PMI da China, Estados Unidos, Alemanha, Espanha, Itália e Reino Unido. 

Investidores atentos às palavras de Lisa D. Cook da Fed

Numa semana em que serão divulgadas - na quarta-feira - as minutas da última reunião da Fed, os investidores vão estar atentos, já esta segunda-feira, às palavras de Lisa D. Cook, membro do Conselho de Governadores do Sistema de Reserva Federal dos Estados Unidos, para tentar perceber qual o rumo da política monetária norte-americana em 2025. No último encontro, em dezembro, a Fed avançou com mais um corte de 25 pontos base da sua taxa dos fundos federais, que passou para um intervalo entre 4,25% e 4,5%, um movimento que já era esperado pelo mercado e pelos analistas.

Tecnológicas dos EUA de olho nas telecomunicações da Europa

O mercado vai reagir a dois anúncios do fim de semana em que os protagonistas foram as tecnológicas norte-americanas. Por um lado a Amazon quer entrar no setor das telecom do Reino Unido. Por outro, a SpaceX estará prestes a assinar um acordo com o Governo italiano para o fornecimento de serviços de comunicações ultra secretos.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio