Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

A primeira sessão bolsista de 2022 será marcada pela divulgação de novos números sobre a inflação, a dívida pública em novembro e mais dois debates políticos antes das legislativas deste mês.

03 de Janeiro de 2022 às 07:30
  • ...
Segundo dia de debates rumo às legislativas

Depois de ontem António Costa (PS) e Rui Tavares (Livre) terem dado o pontapé de saída nos debates rumo às legislativas com data marcada para o final do mês, esta segunda-feira há mais dois frente-a-frente agendados. Com hora marcada para as 21:00, na SIC, tem lugar o debate entre Rui Rio, do PSD, e André Ventura, do Chega. Às 22:00, na CNN Portugal, Catarina Martins, do Bloco de Esquerda, e Jerónimo de Sousa, do PCP, protagonizam o segundo e último debate da noite.

Schnabel marca presença em evento
Isabel Schnabel, membro do conselho executivo do Banco Central Europeu, estará presente num evento organizado pela associação de economia norte-americana. A responsável poderá deixar algumas indicações sobre o rumo da política monetária na região, num ano que se espera o início gradual da retirada de estímulos monetários. Ao contrário dos Estados Unidos, onde já estão previstas mexidas nos juros em 2022, na Zona Euro os juros apenas deverão mudar no próximo ano.
Estimativas rápidas mostram evolução da inflação em dezembro

O Instituto Nacional de Estatística divulga a estimativa rápida do índice de preços no consumidor, em dezembro. A taxa de inflação tem vindo a aumentar. Em novembro, este índice terá aumentado para 2,6%, quando em outubro situava-se nos 1,8%. Ainda assim, Portugal continua a apresentar uma inflação significativamente abaixo da registada na Zona Euro, que atingiu os 4,9% em novembro.

Bolsas inauguram negociação em 2022

Os mercados acionistas mundiais regressam à negociação após terem encerrado mais cedo na última sexta-feira devido às comemorações de final de ano. A expectativa é que este seja mais um ano de ganhos para as ações, depois de um ano de valorizações expressivas nos principais índices acionistas mundiais e num momento em que a inflação deverá continuar a empurrar os investidores para ativos de risco, devido à ausência de rendibilidades positivas nas obrigações.

Banco de Portugal divulga dívida pública

A semana arranca com a divulgação de novos números referentes à evolução da dívida pública. O Banco de Portugal tem agendada para esta segunda-feira a divulgação da dívida pública, em novembro, depois do indicador ter recuado, em outubro, para 271,2 mil milhões de euros.

Ver comentários
Saber mais mercados 5 coisas economia indicadores política eleições
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio