Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta quinta-feira realiza-se a Assembleia-geral extraordinária da Mota-Engil para decidir o aumento de capital. A construtora estará também no radar devido a um reforço da posição da AzValor, o mesmo acontecendo com a Nos, que viu o Norges Bank voltar a ter uma participação qualificada na operadora. Enquanto isso, os desenvolvimentos em Washington continuarão a centrar atenções.

07 de Janeiro de 2021 às 07:30
  • ...
A AG da Mota-Engil e o reforço da AzValor na construtora

A assembleia-geral extraordinária da Mota-Engil para decidir o aumento de capital de 100 milhões de euros vai realizar-se hoje. Esta operação vai permitir que os chineses da CCCC fiquem com cerca de 30% da construtora nacional. A reunião realiza-se pelas 15h00, no Clube Universitário do Porto. A empresa poderá estar a reagir em bolsa ao anúncio feito ontem, já depois do fecho da praça lisboeta, de que a AzValor reforçou na Mota-Engil e passou a ter uma participação qualificada, tendo também passado de quinto para quarto maior accionista.

Norges Bank volta a ter participação qualificada na Nos

O maior fundo soberano do mundo, o da Noruega, reforçou a posição que detinha na Nos, de "menos de 2%" para 2,32%, anunciou a operadora em comunicado à CMVM divulgado ontem já depois do fecho da bolsa nacional. A partir da fasquia dos 2%, a participação numa cotada é considerada qualificada. O Norges Bank passou assim à posição de quinto maior acionista, que era até agora ocupada pela Sonaecom.

Investidores atentos a desenvolvimentos em Washington

Milhares de manifestantes apoiantes do presidente cessante dos EUA, Donald Trump, invadiram ontem Capitólio e entraram em confronto com as forças de segurança, enquanto os membros do Congresso estavam reunidos para formalizar a vitória do presidente eleito, Joe Biden, nas eleições de novembro. A atividade do Congresso teve de ser suspensa, tendo retomado já durante a noite, quando tudo acalmou (havendo a lamentar uma vítima mortal, que foi baleada durante os protestos), pelo que hoje os mercados vão estar a acompanhar o ‘recaldo’ da violenta quarta-feira – que, ainda assim, não impediu novos recordes do Dow Jones e do S&P 500.

Inflação em foco na Zona Euro

O Eurostat divulga a primeira leitura da inflação de dezembro esta quinta-feira, 7 de janeiro, no mesmo dia em que revela as vendas a retalho de novembro e os preços na indústria também do 11.º mês de 2020. Neste mesmo dia, em Portugal o INE divulga as estimativas mensais de emprego de novembro, mês em que se iniciou novo período de confinamento parcial em Portugal. Os dados do desemprego e emprego europeus são revelados no dia seguinte pelo Eurostat.

Subsídios de desemprego centram atenções nos EUA

Os Estados Unidos reportam a evolução dos novos pedidos de subsídio de desemprego na semana terminada a 2 de janeiro. O consenso de mercado estima que as novas solicitações deste apoio estatal na semana passada possam ter ascendido a 755.000 – a acontecer, será uma diminuição face aos 787.000 pedidos da semana precedente.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio