Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta quarta-feira o BCP poderá estar a reagir ao anúncio de que o seu braço polaco poderá registar perdas até 20 milhões de euros com o corte nas taxas diretoras por parte do banco central daquele país.

03 de Junho de 2020 às 07:30
  • ...
Banco polaco do BCP perde até 20 milhões com corte nas taxas diretoras

O Bank Millennium, o braço polaco que é detido maioritariamente pelo Banco Comercial Português (BCP), anunciou ontem que a decisão do banco central da Polónia de baixar as taxas de juro vai ter um impacto que pode ir até 90 milhões de zlotis (20 milhões de euros) na margem financeira da instituição.

 

As estimativas do banco polaco apontam para uma quebra na margem financeira de, no mínimo, 85 milhões de zlotis, ou seja, 19,38 milhões de euros. "O impacto real pode ser diferente e dependerá em grande parte dos resultados comerciais obtidos, mudanças nos custos de financiamento e outras atividades de neutralização", ressalvou o banco.

 

Ontem, o BCP encerrou a sessão da praça lisboeta a disparar 10,38% para 11,06 cêntimos por ação, um máximo desde 25 de março deste ano. O banco liderado por Miguel Maya acompanhou a tendência do setor na Europa, à espera que o BCE forneça novos estímulos ao setor na reunião da próxima quinta-feira.

 

BCE já comprou mais de 50 mil milhões de dívida portuguesa

O Banco Central Europeu comprou um total de 51,1 mil milhões de euros em dívida portuguesa desde 2010.

 

O maior contributo foi dado pelo programa de compra de dívida pública (PSPP), que desde 2015 – e com uma suspensão pelo meio – já acumulou mais de 43 mil milhões de dívida pública nacional.

 

Acionistas da Alphabet votam prémio do CEO

A assembleia-geral anual da Alphabet, dona da Google, realiza-se na quarta-feira. Será durante esta reunião que será discutido o prémio de cerca de 250 milhões de dólares atribuído ao CEO da empresa, Sundar Pichai. A Glass Lewis & Co, uma das entidades que aconselha os acionistas, está a recomendar que estes rejeitem este prémio, por considerar que é "excessivo" e que não está alinhado com o desempenho da empresa.

 

Ainda nas tecnologias, destaque para o facto de vários responsáveis de grupos de defesa de direitos civis norte-americanos terem ontem criticado o fundador e CEO da rede social Facebook, Mark Zuckerberg, por se recusar a moderar mensagens polémicas do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

 

Desemprego na Zona Euro em foco

O Eurostat divulga a taxa de desemprego da Zona Euro em abril. Ficam também a conhecer-se os mesmos números para a Alemanha (maio) e Itália (abril).

 

Ainda na Zona Euro, teremos a publicação dos índices dos gestores de compras (PMI) da IHS Markit, relativos a maio. Serão divulgados os PMI compósitos, bem como os dados desagregados para os serviços. Teremos também os mesmos indicadores para a Alemanha, França, Itália, Espanha e Reino Unido.

 

Inventários de crude nos EUA centram atenções

A Administração de Informação em Energia (IEA, na sigla original, que está sob a tutela do Departamento norte-americano da Energia) divulga os dados relativos aos inventários de crude dos EUA na semana passada, bem como os stocks de destilados e gasolina.

 

A evolução das reservas norte-americanas é seguida sempre com muita atenção e é um dado que mexe com os preços da matéria-prima.

 

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio