Notícia
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Esta quarta-feira há indicadores económicos de relevo um pouco por todo o mundo, com destaque para as vendas a retalho e o PMI dos serviços na Zona Euro. Destaque também para o fim da reunião de dois dias dos técnicos da OPEP e da Rússia e para notícias e divulgação de contas que poderão fazer mexer empresas como a Amazon (que fechou ontem com estatuto de “trillion-dollar baby”), eBay, Ford, Disney e Snap. E será que a Tesla chega hoje aos 1.000 dólares por ação?
O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga esta quarta-feira as estatísticas do emprego referentes ao quarto trimestre de 2019.
Ainda na Europa, o Eurostat divulga as vendas a retalho na Zona Euro em dezembro, um mês essencial para o setor, devido à época natalícia. Na Zona Euro teremos também a publicação dos índices dos gestores de compras (PMI) da IHS Markit, relativos a janeiro. Serão divulgados os PMI compósitos, bem como os dados desagregados para os serviços. Serão também veiculados os mesmos indicadores para o Reino Unido, Espanha, Itália, França e Alemanha.
Destaque ainda para o Banco Central do Brasil, que decide se altera as taxas de juro de referência no país. Os juros estão atualmente em 4,5% mas muitos analistas acreditam que irão baixar já esta quarta-feira para 4,25%.
Nos Estados Unidos, por seu lado, teremos dados do emprego e da balança comercial.
Altri e Navigator reagem a taxa de celuloses
A Altri e a Navigator poderão reagir esta quarta-feira à aprovação da contribuição especial para a conservação dos recursos florestais, que vai incidir sobre as empresas de celulose.
A futura contribuição corresponderá a uma taxa anual que incidirá sobre o volume de negócios de empresas ou pessoas singulares que exerçam a titulo principal atividades "que utilizem, incorporem ou transformem, de forma intensiva, recursos florestais". O Governo terá agora 180 dias para regulamentar a nova taxa.
Amazon e eBay. Uma é trillion-dollar baby, a outra é alvo de interesse comprador
A empresa de comércio eletrónico liderada por Jeff Bezos fechou ontem com uma capitalização bolsista na casa do bilião de dólares. A Amazon já tinha estado brevemente no clube de elite dos 13 dígitos em valor de mercado mas nunca tinha conseguido fazê-lo em cotações de fecho.
Por outro lado, a eBay disparou ontem com a notícia de que a dona da Bolsa de Nova Iorque está interessada em adquiri-la. A Intercontinental Exchange abordou a empresa de comércio eletrónico com uma oferta de compra, referiu Dow Jones Newswires citando fontes conhecedoras do processo. A proposta de compra poderá avaliar a eBay em mais de 30 mil milhões de dólares, com base no seu valor de mercado e no prémio que a Intercontinental teria provavelmente de pagar, segundo as mesmas fontes.
GM apresenta resultados. Ford, Disney e Snap reagem aos números
O reporte de contas prossegue um pouco por todo o mundo. Esta quarta-feira o destaque vai para os números da fabricante automóvel norte-americana General Motors.
Por seu lado, e ainda nos Estados Unidos, a Ford, a Disney e a Snap vão estar a reagir às contas trimestrais reportadas ontem já depois do fecho de Wall Street.
O "guidance" da Ford para o trimestre em curso desiludiu os investidores, bem como as receitas trimestrais da Snap (dona da aplicação Snapchat). Pela positiva, a Disney anunciou que o seu serviço de streaming, Disney+, conta já com 26,5 milhões de assinantes, superando assim a projeção média do consenso de mercado, que era de 20 milhões.
Petróleo centra atenções em todo o mundo
Termina hoje, em Viena, a reunião técnica de dois dias entre os membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e a Rússia (que é aliada do cartel no corte da oferta mundial que vigora desde 2017), que têm estado a analisar a queda dos preços do "ouro negro" decorrente da epidemia de coronavírus – que levou a uma queda da procura – e a ponderar a melhor resposta a dar, que pode passar por um corte adicional da oferta.
Por outro lado, a Administração de Informação em Energia (IEA, na sigla original, que está sob a tutela do Departamento norte-americano da Energia) divulga os dados relativos aos inventários de crude do país na semana passada, bem como os stocks de destilados e gasolina.