Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

A OPEP e a Rússia (que é aliada do cartel no corte da oferta mundial que vigora desde 2017) vão realizar uma reunião técnica de dois dias, que começa hoje, para analisarem a queda dos preços do petróleo decorrente da epidemia de coronavírus. E que já colocou em Brent em “bear market”.

04 de Fevereiro de 2020 às 07:30
  • ...
Petróleo cai para mínimos de mais de um ano e OPEP entra em ação

Os preços do petróleo continuaram ontem a ser fortemente penalizados pela queda da procura, devido ao coronavírus com origem na China – onde a procura por esta matéria-prima já caiu 20% desde o início desta crise. Nos Estados Unidos o crude de referência (WTI) quebrou os 50 dólares por barril, e em Londres o Brent já caiu 17% desde que os mercados financeiros se aperceberam da dimensão desta epidemia – seguindo ambas as referências em mínimos de janeiro do ano passado. Ao início da noite, o Brent já cedia 20% face ao seu último máximo, entrando assim em "mercado urso" (mas não em valores de fecho da sessão).

 

Entretanto, a OPEP e a Rússia (que é aliada do cartel no corte da oferta mundial que vigora desde 2017) vão realizar uma reunião técnica de dois dias, que começa hoje, para analisarem esta queda do preço do petróleo decorrente da epidemia de coronavírus. O próximo encontro ministerial do grupo OPEP+ deverá decorrer a 14 e 15 de fevereiro, numa antecipação face à data inicial de 5 e 6 de março. O cartel e seus aliados estão a ponderar um corte extra de 500 mil barris por dia para conter o impacto do vírus, avançaram algumas fontes à Reuters.

 

Connor Clark & Lunn reduz aposta na queda dos CTT

O fundo canadiano voltou a reduzir a sua aposta na queda da empresa liderada por João Bento e tem agora uma posição curta de 0,89% nos CTT, o que equivale a 1,47 milhões de ações. Esta tem sido uma tendência verificada nas últimas semanas pelos dois fundos que detêm posições a descoberto na empresa liderada por João Bento, o Connor Clark & Lunn e o BlackRock, que em conjunto detêm 3,03% de posições curtas nos CTT. 

No final de agosto, existiam sete "hedge funds" com participações a descoberto na empresa, equivalentes a 5,7% do capital. Os bons resultados anunciados pelos CTT referentes aos primeiros nove meses do ano passado, com um lucro líquido de 22,9 milhões de euros - uma subida de 99% em termos homólogos - são os principais catalisadores para a redução das posições a descoberto, que tendem a aumentar quando as perspetivas da empresa são mais sombrias.

 

Receitas da Alphabet no quarto trimestre desiludem mercado

A gigante tecnológica Alphabet, que detém a Google e o Youtube, registou no seu quarto trimestre fiscal receitas aquém do estimado pelos analistas, seguindo a perder terreno na negociação do "after hours" de ontem. Isto apesar de lucros superiores às expectativas.

 

O facto de as receitas terem ficado aquém do esperado pesou no sentimento do mercado e os analistas castigaram de imediato a empresa em bolsa. Na negociação fora do horário regular em Wall Street, os títulos da tecnológica seguiam ontem a ceder 4,42% para 1.417 dólares, isto depois de terem encerrado a sessão formal de segunda-feira a somar 3,48% para 1.482,60 dólares.

 

Trump faz discurso do Estado da União

O presidente norte-americano, Donald Trump, profere no Senado o último discurso do Estado da União do atual mandato.

 

A intervenção será seguida atentamente por este ser um ano de presidenciais nos EUA e pelo processo de "impeachment" de que Trump é alvo neste momento.

 

BP e Ford apresentam resultados

O reporte de contas prossegue um pouco por todo o mundo. Esta terça-feira o destaque vai para os números da petrolífera BP e da fabricante automóvel Ford.

Nos indicadores económicos, o destaque vai para os dados das encomendas à indústria em dezembro nos Estados Unidos.

 

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio