Notícia
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Esta quinta-feira o Banco Central Europeu (BCE) divulga os relatos relativos à reunião de 6 de junho e a OPEP apresenta o relatório mensal sobre petróleo, que inclui os níveis de produção do cartel e as estimativas para a procura.
Uma semana depois de ter decidido manter por mais nove meses os cortes de produção, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) reporta o seu relatório mensal com os dados da produção do cartel e as estimativas para a procura nos próximos meses.
Na sessão de ontem, os preços do petróleo dispararam, animados pela forte diminuição dos inventários norte-americanos e também pelas tensões com o Irão e por uma tempestade no Golfo do México.
Divulgados relatos do BCE
O Banco Central Europeu (BCE) apresenta os relatos relativos ao encontro de política monetária de 6 de junho.
Os governadores mantiveram os juros inalterados nesta reunião, contudo Mario Draghi admitiu que "vários membros do conselho de governadores referiram a possibilidade de corte de juros". Uma hipótese que o presidente do BCE voltou a admitir dias mais tarde, no Fórum de Sintra.
Powell testemunha perante o Senado
O presidente da Fed, Jerome Powell, falará hoje perante o Senado, depois de ontem já o ter feito perante a Câmara dos Representantes.
Ontem, Powell reiterou que a incerteza é elevada e que a Fed vai atuar de forma apropriada. Palavras que foram recebidas como um sinal de que os juros do outro lado do Atlântico vão descer, o que levou as bolsas dos EUA a atingirem novos máximos históricos. Essa perspetiva foi reiterada depois de divulgadas as atas da última reunião da Fed, que mostram que os responsáveis pela política monetária do banco central viam mais motivos para um corte da taxa diretora.
Sonaecom vende WeDo Technologies
A Sonae IM, subsidiária da Sonaecom, alienou à norte-americana Mobileum a WeDo Technologies por 62,5 milhões de euros, com possibilidade de receber mais 24 milhões.
O anúncio foi feito ontem, já depois do fecho da bolsa nacional, pelo que as ações da Sonaecom deverão estar a reagir na sessão desta quinta-feira.
Inflação nos EUA em destaque
O índice ‘core’ dos preços no consumidor [(‘core inflation’, que retira à inflação global o efeito da variação dos preços da energia e dos alimentos, mais voláteis e sujeitos a choques independentes da dinâmica da economia)], nos Estados Unidos, deverá ter aumentado 0,2% em junho, face ao mês precedente. Já a inflação global deverá ter permanecido nos mesmos níveis, segundo as projeções dos economistas inquiridos pela Bloomberg. Ainda nos EUA, teremos também os dados dos pedidos de subsídio de desemprego, bem como do orçamento do Tesouro.
Por cá, destaque para o Instituto Nacional de Estatística (INE), que divulga as perspetivas de exportação de bens (segunda previsão) relativas a 2019.