Notícia
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
O mercado vai estar atento à reunião da Fed, num dia em que na agenda estão ainda os resultados de empresas como a Tesla e o Spotify e indicadores como o PIB e o desemprego na Zona Euro.
A Reserva Federal dos Estados Unidos vai anunciar a sua decisão sobre os juros esta quarta-feira, 2 de Maio, depois de concluir a sua reunião de dois dias.
A Fed deverá manter a taxa directora no seu actual nível – no intervalo entre 1,5% e 1,75% - mas aumentar as expectativas de uma subida do custo do dinheiro em Junho, apoiada no aumento da inflação e na descida do desemprego.
Depois de ter sido revelado, na semana passada, que a economia norte-americana desacelerou menos do que o esperado no primeiro trimestre e que o índice dos custos do trabalho subiu mais do se previa, os economistas reviram em alta as suas projecções para o número de subidas dos juros este ano de três para quatro.
Acções da Apple reagem aos resultados
As acções da Apple vão reagir aos números apresentados na terça-feira, após o fecho do mercado. A empresa da maçã anunciou que as suas receitas aumentaram 16% nos três meses terminados em Março para 61,1 mil milhões de dólares, um valor superior ao esperado pelos analistas que apontavam para 60,8 mil milhões de dólares. O crescimento das receitas foi o mais expressivo dos últimos dois anos.
Já os lucros fixaram-se em 2,73 dólares por acção, também eles acima do esperado pelos especialistas, que antecipavam um resultado líquido de 2,64 dólares por acção, de acordo com os dados da Bloomberg.
Tesla e Spotify divulgam contas
Esta quarta-feira o mercado vai estar atento à divulgação das contas de empresas como a Tesla, o Spotify, a Matercard e a Sprint.
A empresa liderada por Elon Musk deverá reportar prejuízos no primeiro trimestre, um período marcado por contratempos na produção do seu Model 3 e pelo aumento dos custos. Quanto ao Spotify, é a primeira vez que o serviço de streaming de música sueco apresenta resultados enquanto empresa cotada.
Brexit: nova ronda de negociações
Os negociadores da União Europeia e do Reino Unido dão início a uma ronda negociações em Bruxelas que se estende até 4 de Maio.
As conversações sobre o divórcio do Reino Unido retomam, assim, dois dias depois de a Câmara dos Lordes ter aprovado uma emenda à proposta de lei sobre o Brexit que dá ao parlamento o poder de impedir a saída do país da União Europeia na falta de um acordo com Bruxelas. A proposta foi aprovada na câmara alta do parlamento britânico com 335 votos a favor e 244 contra.
PIB e desemprego na Zona Euro
Na agenda desta quarta-feira está ainda a divulgação de indicadores que servirão para tomar o pulso à recuperação da economia do euro. O Eurostat vai revelar a primeira leitura do PIB do primeiro trimestre da Zona Euro e União Europeia e os dados do desemprego relativos a Março.