Notícia
Bitcoin atinge valor recorde acima dos 69 mil dólares
A criptomoeda tem registado um "rally" à boleia do apetite insaciável os investidores pelos ETF nos EUA com exposição direta.
A bitcoin atingiu um novo máximo de sempre acima dos 69 mil dólares. A capitalização de mercado da criptomoeda alcançou máximos históricos, tendo tocado nos 1,35 biliões de dólares, o equivalente a 1,24 biliões de euros à taxa de câmbio atual.
A bitcoin tem registado um "rally" nos últimos dias e segue esta terça-feira a ganhar 0,54% para 69.191,05 dólares. É o valor mais elevado de sempre, sendo que o último máximo - de 68.999,99 dólares - tinha sido tocado em novembro de 2021. Nessa altura, a capitalização de mercado estava em 1,28 biliões de dólares.
Além da bitcoin capitalização global do mercado das criptomoedas acompanha esta tendência positiva e sobe 3,83% para 2,51 biliões de dólares.
No epicentro deste "rally" está o apetite insaciável dos investidores pelos primeiros "exchange traded funds" (ETF) com exposição ao preço "spot" da criptomoeda nos EUA.
Desde que começaram a ser negociados, no passado dia 11 de janeiro (um dia depois de o regulador financeiro ter dado luz verde para estes lançamentos), uma dezena de ETF registaram um saldo positivo de cerca de oito mil milhões de dólares, o equivalente a 7,37 mil milhões à taxa de câmbio atual.
No mercado de derivados, o "open interest" – ou seja o número de posições abertas sobre sobre futuros - que incidem sobre bitcoin e ether negociados no CME Group bateu um recorde esta segunda-feira.
(Título e notícia atualizada às 15:15 com novas cotações)