Notícia
Binance cria fundo de garantia de mil milhões de dólares para casos de pirataria informática
A Binance criou um fundo de garantia para utilizadores. O CEO da plataforma, Changpeng Zhao, assegura que este é uma "salvaguarda eficaz" contra uma série de ataques que atormentam o mercado cripto.
A Binance, a maior plataforma de criptmoedas do mundo, criou um fundo de garantia de mil milhões de dólares, para assegurar a existência de fundos de compensação, para casos de ataques informáticos. A decisão surge numa altura em que o "hacking" contra fundos de cripto tem sido desencadeado em cadeia, tendo provocado perdas na ordem das centenas de milhões de dólares.
"Na Binance sempre dissemos que 'os fundos são seguros', e hoje o ‘Binance Secure Asset Fund’ atua como uma salvaguarda eficaz contra situações improváveis", explicou Changpeng Zhao, CEO da exchange, num memorando a que a Bloomberg teve acesso.
Desde julho de 2018, que a plataforma tem procurar alocar verbas para salvaguardar os seus utilizadores de ataques informáticos, mas é a primeira vez que cria uma carteira desta dimensão para o efeito.
Várias plataformas têm sofrido ataques informáticos, inclusive a própria Binance, que em 2019 perdeu cerca de 40 milhões de dólares em Bitcoin (segundo o câmbio da altura), cerca de 2% da sua participação na criptomoeda com maior cotação do mercado.
No início deste mês, a plataforma a Crypto.com comunicou uma série de "levantamentos não autorizados". Os ‘hackers’ apreenderam mais de 80 milhões de dólares em ativos digitais.
As fraudes, "ransomware" e roubos aumentaram 79% no ano passado, mas o mercado global de criptoativos aumentou 550%, para 15 biliões de dólares, o que significa que proporcionalmente nunca a taxa de criminalidade em cripto foi tão baixa, de acordo com os dados compilados pela consultora Chainalysis.
"As tendências sugerem que o crime está a tornar-se uma parte cada vez menor do ecossistema das criptomoedas", pode ler-se no relatório, assinado pelo diretor de investigação da consultora, Kim Grauer.