Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

"Stock" de crédito das famílias em mínimos de Dezembro de 2006

O peso do crédito no negócio dos bancos continua a diminuir, fruto da amortização de capital nos empréstimos da casa devido às Euribor negativas.

Bruno Simão
28 de Agosto de 2017 às 12:19
  • ...

O sector financeiro português tem estado mais disponível para conceder financiamento às famílias portuguesas, o que se tem reflectido num crescimento do novo crédito. No entanto, apesar da maior predisposição da banca para emprestar, o efeito das Euribor negativas no crédito à habitação continua a determinar uma contracção do "stock" de crédito nos balanços dos bancos, que está em mínimos de dez anos e meio.


Os bancos nacionais detinham, no final de Julho, 115.971 milhões de euros em crédito financiado aos particulares, segundo os dados do Banco Central Europeu (BCE). Trata-se do saldo mais baixo desde Dezembro de 2006, altura em que o "stock" de crédito era de 115.391 milhões.


A evolução negativa do peso dos empréstimos no negócio dos bancos é essencialmente explicada pela descida do "stock" de crédito da casa, devido ao efeito da amortização de capital nos contratos, em consequência das taxas de juro negativas. Apesar dos novos contratos a taxa fixa estarem a aumentar, este crescimento ainda não é suficiente para inverter a tendência negativa no saldo do crédito à habitação.


O "stock" de financiamento para a aquisição de habitação baixou, em Julho, para 94.471, menos 93 milhões de euros que o valor fixado em Junho. A última vez que o saldo do crédito à habitação no negócio dos bancos aumentou foi há quase dois anos, em Setembro de 2015.


Já o crédito ao consumo continua a aumentar a sua expressão na actividade do sector financeiro nacional. O "stock" de crédito subiu para 12.895 milhões de euros, valor que compara com os 12.803 milhões fixados um mês antes.

Ver comentários
Saber mais crédito BCE crédito à habitação crédito ao consumo taxa fixa taxa variável stock
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio