Notícia
Quer um crédito? Cuidado com o que diz no Facebook
Desde a crise financeira, os bancos tiveram que repensar a estratégia de concessão de crédito. Sabia que, por isso, há empresas que recolhem dados do Facebook de um possível cliente, para analisar o seu nível de risco? É melhor começar a pensar duas vezes antes de fazer alguma publicação.
Quase todos temos uma página nas redes sociais. O Facebook é uma das preferidas, sendo mesmo a rede social mais popular do mundo. E isto é tão comum que, muitas vezes, não paramos para pensar naquilo que partilhamos com os nossos amigos e seguidores.
O que diria se soubesse que o seu banco pode estar atento ao que revela no Facebook? E se essa informação determinasse algumas decisões do banco para consigo? Nos Estados Unidos, duas empresas de análise de crédito estão a estudar novas formas para avaliar a capacidade de os consumidores cumprirem com o pagamento dos seus empréstimos, revela o Financial Times.
O objectivo é ir além da informação à qual podem aceder da forma tradicional. "Se virmos quantas vezes uma pessoa diz 'bêbado' no seu perfil, isso tem algum valor na estimativa sobre se será capaz de pagar as suas dívidas", acredita Will Lansing, presidente-executivo da Fico.