Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Juros do crédito da casa descem pela primeira vez em oito meses

Os juros do crédito à habitação desceram no mês passado para 1,077%. Foi a primeira descida depois de oito meses a aumentarem.

Miguel Baltazar
19 de Setembro de 2019 às 11:08
  • 6
  • ...
A taxa de juro implícita no crédito à habitação desceu em agosto, depois de oito meses consecutivos a subir, para 1,077%, dos 1,087% que eram registados em julho. Os dados foram divulgados, esta quinta-feira, 19 de setembro, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que dá conta de que o capital médio em dívida, por seu lado, continua a aumentar e já ultrapassa os 53 mil euros.

De acordo com os dados do INE, os juros dos créditos à habitação desceram um ponto base, naquela que foi a primeira queda registada desde novembro do ano passado. A taxa de 1,077% mantém-se, ainda assim, em níveis próximos de meados de 2016.

Os dados do INE mostram ainda que a descida verificou-se em todos os destinos de financiamento. A descida mais acentuada, de 1,9 pontos base, verificou-se no financiamento à reabilitação de habitação. Já no financiamento à aquisição de habitação, o mais relevante no conjunto do crédito à habitação, a taxa de juro implícita desceu um ponto base, para 1,099%. No caso do financiamento à construção, a descida menos acentuada, de 0,8 pontos base para 0,899%.

Quanto aos contratos celebrados nos últimos três meses, voltou a verificar-se uma subida, pelo terceiro mês consecutivo, ainda que tenha havido uma desaceleração significativa. A taxa de juro dos créditos à habitação contraídos nos últimos três meses subiu de 1,305% em julho para 1,306% em agosto.

Já o capital médio em dívida para a totalidade dos contratos subiu 102 euros em agosto, fixando-se nos 53.056 euros. Esta é a primeira vez desde janeiro de 2015 que o capital médio em dívida ultrapassa os 53 mil euros.

Em sentido contrário, o valor médio da prestação vencida desceu um euro, para 247 euros.

Notícia atualizada pela última vez às 11h32 com mais informação.
Ver comentários
Saber mais crédito à habitação taxas de juro implícitas ine
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio