Notícia
Crédito ao consumo aumenta 5% em Setembro
O valor das novas operações de crédito ao consumo voltou a superar os 400 milhões de euros, em Setembro, segundo os dados do Banco de Portugal.
As instituições financeiras concederam 413,3 milhões de euros em crédito ao consumo, no mês de Setembro, revelam os dados publicados, esta segunda-feira, pelo Banco de Portugal. Um valor que supera em 5,4% o montante financiado em Agosto, mês em que este crédito sofreu uma queda.
A tendência de aumento do crédito ao consumo foi quase generalizada, mas foi nos empréstimos pessoais que se registou o crescimento mais expressivo. As novas operações de crédito pessoal para educação, saúde, energias renováveis e locação financeira de equipamentos ascenderam a 4,57 milhões de euros, mais 57,4% do que em Agosto.
Já os créditos pessoais sem finalidade específica, que representam 42,8% do total de crédito ao consumo, aumentaram 8,73% para 176,97 milhões de euros.
No crédito automóvel, só a locação financeira ou ALD para automóveis novos diminuiu. Caiu 6,2% para os 23 milhões de euros. Já nos automóveis usados aumentou 1,49% para os 4,9 milhões de euros. No que diz respeito à modalidade de financiamento com reserva de propriedade e outros, nos automóveis novos, subiu 10,68% para os 36,3 milhões de euros, enquanto nos carros usados cresceu 3,10% para os 89,3 milhões de euros.
Os cartões de crédito, linhas de crédito, contas correntes bancárias e facilidades de descoberto captaram quase 78 milhões de euros, ligeiramente acima (0,37%) do concedido um mês antes.