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Barclays volta a ser o banco com mais processos de mediação
O número de processos de mediação no crédito iniciados no ano passado diminuiu em 6%. Contudo, do total de processos, o Barclays voltou a ser a instituição com o maior número de mediações, refere o Relatório de Actividade de 2014.
Os processos abertos em 2014 deram origem a 317 mediações. Destas, 79 foram encetadas com o Barclays Bank que, pelo terceiro ano, foi a instituição com mais mediações. Ainda assim, tratam-se de menos mediações do que as 114 iniciadas um ano antes. "No caso da sucursal do Barclays Bank, um número significativo de mediações diz respeito à reestruturação de dívidas associadas à utilização de cartões de crédito", sublinha o relatório.
Recorde-se que o Barclays é o banco que recebe mais reclamações por parte dos clientes bancários. De acordo com o Relatório de Supervisão Comportamental publicado, em Abril, pelo Banco de Portugal, liderou as queixas no crédito à habitação e nas contas de depósito, em 2014. O banco britânico liderou as queixas dos clientes no crédito à habitação, com um rácio de 1,96 reclamações por cada 1.000 contratos.
Em relação à mediação do crédito, o BCP ocupa o segundo lugar, com 26 mediações. O pódio fica concluído com as 24 mediações do Santander Totta. O BNP Paribas Personal Finance encetou 23 mediações, bem como a Caixa Geral de Depósitos.
"Em termos gerais, os bancos de maior dimensão do sistema financeiro português, bem como algumas instituições de crédito direccionadas, essencialmente, para o crédito ao consumo, continuaram a ser as entidades com as quais foram realizadas mais mediações", frisa o relatório do Mediador do Crédito, entidade liderada por Clara Machado (na foto).