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Processos de mediação no crédito recuam 6% em 2014

Foram iniciados 616 processos de mediação do crédito, no ano passado, menos 6% do que um ano antes, revela o Relatório de Actividade de 2014, publicado esta quinta-feira.

Bruno Simão/Negócios
18 de Junho de 2015 às 12:06
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O Mediador do Crédito abriu menos processos em 2014. No total, foram iniciados 616 processos, o que compara com os 654 abertos no ano anterior. Já o número de processos enquadrados nas competências do mediador atingiu um total de 1963, depois de ter aumentado em 584 processos entre o final de 2013 e o final de 2014.

 

Quanto à eficácia da mediação, esta aumentou no ano passado. "A actividade efectiva durante o ano cresceu a um ritmo superior ao da abertura de novos processos, reflectindo não só a actividade decorrente dos processos abertos em 2014, mas também a desenvolvida no âmbito dos processos transitados de anos anteriores, nomeadamente dos processos de mediação ou de esclarecimentos em curso (186 e 25, respectivamente) e dos processos pendentes de análise/classificação (97), no final do ano de 2013", refere o relatório.

 

Assim, no ano passado, foram concluídos 383 processos de mediação, mais 35% do que os 283 processos terminados um ano antes. Já as mediações concluídas aumentaram 41% para 491 mediações, em 2014. Já em relação à prestação de esclarecimentos, foram concluídos 109 processos, mais 28% do que em 2013.

 

"Os resultados das mediações continuaram a ser globalmente positivos, tendo sido obtida uma taxa de sucesso de 60% para as mediações concluídas no período compreendido entre 2009 e 2014", refere o relatório do Mediador do Crédito, entidade liderada por Clara Machado (na foto). Olhando apenas para os processos iniciados no ano passado, a taxa de sucesso atingiu cerca de 69%.

 

Esta taxa de sucesso significa que "num número significativo de caso" foi alcançado o acordo entre o cliente bancário e a instituição de crédito.  

 

Foram também arquivados mais processos: 169 processos em comparação com os 133 processos arquivados um ano antes.

 

Recorde-se que os consumidores nacionais podem recorrer ao Mediador do Crédito em situações como a renegociação de créditos, a obtenção de crédito ou o pedido de informações ou esclarecimentos em matéria de crédito. 

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