Notícia
Banco de Portugal prepara revisão da taxa de esforço no crédito à habitação
A subida dos juros de referência na Zona Euro fazem com que o supervisor considere que é o momento de avançar com uma revisão das regras conhecidas como travão ao crédito, segundo avança a vice-governadora Clara Raposo.
O Banco de Portugal quer avançar, até ao final do ano, com uma revisão da fórmula de cálculo da taxa de esforço para a concessão de crédito à habitação. Em entrevista ao Negócios e à Antena 1, a vice-governadora Clara Raposo antecipa que o nível de stress extra aplicável nos testes possa baixar dos atuais 3% já que quando a medida foi criada, em 2018, os juros de referência do Banco Central Europeu (BCE) estavam negativos.
"Faz sentido revermos a recomendação macroprudencial e temos agora aqui este período do verão e uma melhor capacidade de previsibilidade da evolução futura das taxas de juro", diz Clara Raposo sobre as medidas conhecidas como travão ao crédito, antecipando uma alteração ao choque.
Ainda assim, Clara Raposo diz que os dados que o Banco de Portugal tem vindo a receber das instituições financeiras, bem como as conversações que tem como o setor não revelam dificuldades. "Ainda não encontrámos um número que nos preocupe muito quanto a incumprimentos ou dificuldades das famílias em cumprirem as obrigações", acrescentou.