Notícia
Banca aumenta avaliação das casas para máximos de Julho de 2011
A avaliação bancária aumentou pelo segundo mês consecutivo e atingiu o valor mais elevado em quase seis anos, segundo os dados do INE.
O valor médio de avaliação bancária aumentou ligeiramente, em Maio. Cada metro quadrado valia 1.111 euros a nível nacional, o valor mais elevado desde Julho de 2011. Trata-se de um aumento de um euro por metro quadrado, ou 0,1%, face ao mês anterior, revelou o Instituto Nacional de Estatística (INE). Face ao mesmo mês do ano passado, a avaliação bancária cresceu 4,8%.
"Esta subida foi determinada pela evolução do valor da avaliação bancária das moradias que face ao mês anterior, aumentou 0,5% (-0,2% em Abril), tendo permanecido inalterado o valor dos apartamentos", explica o INE.
A nível regional, as maiores subidas foram protagonizadas pelo Alentejo (1,2%), Norte e Região Autónoma da Madeira (ambas com 0,5%). Pelo contrário, foi na Região Autónoma dos Açores que se verificou a maior descida (-0,6%).
"Em comparação com o período homólogo, o valor médio de avaliação no total do País registou um crescimento de 4,8% em Maio (variação de 5,3% no mês anterior)", sublinha o INE. Por regiões, e nesta comparação homóloga, os maiores avanços registaram-se no Algarve (9,8%), Alentejo (6,0%) e Área Metropolitana de Lisboa (5,8%), enquanto a região Centro obteve o menor avanço (3,6%).
Por tipologia de habitação, o valor médio de avaliação bancária dos apartamentos para o total do País situou-se em 1.161 euros por metro quadrado, tal como no mês anterior. Face ao período homólogo, o valor médio de avaliação dos apartamentos cresceu 5,3%. Já o valor médio de avaliação bancária das moradias aumentou 0,5% face a Abril para os 1.029 euros por metro quadrado. Em termos homólogos, o valor médio das moradias aumentou 4,8%.
Este indicador é muito relevante para quem quer comprar casa através de crédito bancário. Isto porque os bancos usam como referência os valores das avaliações bancárias para estipularem os montantes máximos de financiamento, bem como as condições dos contratos.