Notícia
Queda da confiança dos empresários alemães penaliza euro
A moeda única europeia está a desvalorizar pela quarta sessão consecutiva face ao dólar. A queda da confiança dos empresários alemães alimenta a especulação de que o Banco Central Europeu pode avançar com estímulos à economia.
O euro perde 0,27% para 1,3619 dólares prolongando, assim, a tendência negativa das últimas três sessões.
O índice de confiança dos empresários desceu de 111,2 pontos em Abril para 110,4 em Maio. A queda justifica-se com a expectativa de que a economia alemã desacelere no segundo trimestre do ano. Além disso, o indicador situou-se abaixo da estimativa média dos analistas consultados pela Bloomberg, que previam uma descida menos acentuada para 110,9 pontos em Maio.
Este dado económico está a pressionar a moeda única europeia, uma vez que alimenta a especulação de que o Banco Central Europeu (BCE) pode avançar com novas medidas na reunião de Junho.
Recorde-se que Mario Draghi afirmou na conferência de imprensa após o encontro de Maio (que se realizou no dia 8) que o BCE está "confortável" com a possibilidade de anunciar novas medidas de estímulo em Junho, se as projecções trimestrais dos economistas do banco central indicarem que a inflação continuará "longe do objectivo por demasiado tempo".
O presidente do BCE, na altura, reforçou a perspectiva de um novo corte dos juros, mais empréstimos de longo prazo ou a "bazuca" da compra de activos.
A penalizar o euro estão também as preocupações de que o partido dos eurocépticos aumente os seus votos nas eleições europeias de domingo.