Notícia
Confiança dos empresários na Alemanha regista quebra acima das expectativas
O índice de confiança dos empresários desceu de 111,2 pontos em Abril para 110,4 em Maio. A queda justifica-se com a expectativa de que a economia alemã desacelere no segundo trimestre do ano.
A confiança dos empresários na Alemanha desceu para 110,4 pontos em Maio. A queda face ao valor registado em Abril (111,2 pontos) foi anunciada esta sexta-feira, 23 de Maio, pelo instituto Ifo.
O indicador situou-se abaixo da estimativa média dos analistas consultados pela Bloomberg, que previam uma descida menos acentuada para 110,9 pontos em Maio.
A descida da confiança dos empresários justifica-se com a expectativa do banco central alemão (Bundesbank) de que no segundo trimestre de 2014 a economia alemã desacelere em relação aos primeiros três meses do ano.
O gabinete de estatísticas alemão confirmou esta manhã a subida do PIB em 0,8% no primeiro trimestre de 2014, devido ao aumento da procura interna e da construção.
O economista do Oppenheim Group, Ulrike Kastens, refere que "apesar de as exportações virem a diminuir", isso "não é um problema porque há uma forte procura interna". Citado pela Bloomberg, o especialista indica ainda que a Zona Euro "encontra-se novamente dividida, com fortes sinais da Alemanha e da Espanha, enquanto a França e a Itália continuam a ser fontes de preocupação".