Notícia
Alemanha confirma crescimento económico acima da Zona Euro
A economia alemã cresceu 0,8% no primeiro trimestre de 2014. O aumento do consumo interno e do sector da construção foram os principais contributos para a expansão do PIB da Alemanha.
A economia alemã cresceu acima da média da Zona Euro no primeiro trimestre de 2014. Os dados indicam a subida de 0,8% do PIB germânico nos primeiros três meses do ano, confirmou esta sexta-feira, 23 de Maio, o instituto de estatística alemão.
O consumo doméstico subiu 1,9% e foi um dos factores que mais contribuiu para o desempenho da economia alemã. A construção registou uma subida de 3,6%, devido ao "tempo extremamente bom".
Para o economista do Berenberg Bank, Christian Schulz, os factores que impulsionaram o PIB no primeiro trimestre do ano correspondem a uma "nova normalidade, em que a procura interna é o motor da expansão económica – algo que deve manter-se nos próximos meses e anos", referiu o mesmo economista, citado pela Bloomberg.
O PIB dos primeiros três meses de 2014 cresceu 2,3% quando comparado com o mesmo período do ano passado.
Para o segundo trimestre do ano, as previsões do banco central alemão (Bundesbank), apontam para um abrandamento do crescimento do PIB.