Notícia
Libra atinge novo mínimo de 31 anos
A moeda britânica voltou a negociar em terreno negativo face ao dólar, tendo atingido um novo mínimo de 1985. Ao Brexit juntam-se agora os receios em torno da situação política no país.
A libra atingiu esta terça-feira, 5 de Julho, um novo mínimo de 31 anos face ao dólar, numa altura em que às dúvidas sobre a futura relação com a União Europeia se somam os receios em torno da situação política no país.
A moeda britânica desce 1,13% para 1,3137 dólares, depois de já ter negociado esta manhã nos 1,3115 dólares, o valor mais baixo desde 1985. Face à moeda única europeia, a libra perde 1,07% para 1,1789 euros, um mínimo desde 2013.
Esta terça-feira, o Banco de Inglaterra anunciou uma redução dos requisitos de capital dos bancos no seu Relatório de Estabilidade Financeira. Os requisitos tinham sido aumentados em Março de 0% para 0,5% do montante total das posições de risco dos bancos. Agora, foram reduzidos novamente para 0%.
O governador do Banco de Inglaterra dará uma conferência de imprensa esta manhã, em Londres, onde poderá explicitar que outros instrumentos está a autoridade monetária disposta a usar para conter os efeitos negativos do Brexit.
Quase três quartos dos economistas consultados pela Bloomberg acreditam que o Reino Unido vai cair em recessão na sequência da decisão dos eleitores britânicos de abandonar a União Europeia. O próprio governador do Banco de Inglaterra já admitiu que as perspectivas para a economia se "deterioraram".
Os investidores estão ainda a digerir dados mais negativos que o esperado que sugerem que o referendo já estava a pesar na economia, mesmo antes de ser conhecido o seu resultado.
Um relatório divulgado esta semana mostra que o sector da construção contraiu ao ritmo mais acelerado desde 2009, no mês de Junho, enquanto o crescimento dos serviços desacelerou.