Notícia
Libra regista maior subida desde Agosto após decisão do Tribunal sobre o Brexit
A moeda britânica negoceia em máximos de quase um mês face ao dólar, animada pela possibilidade de a votação no Parlamento poder atrasar ou "suavizar" o Brexit.
A libra está a reagir em alta à decisão do Supremo Tribunal britânico de condicionar a formalização do Brexit ao "sim" do Parlamento de Londres.
A moeda britânica ganha 1,19% para 1,2451 dólares, a maior subida desde 16 de Agosto. Face à moeda única europeia, a libra sobe 1,34% para 1,1234 euros.
A divisa do Reino Unido está, assim, em máximos de quase um mês face ao dólar, animada pela possibilidade de um voto no parlamento poder atrasar ou mesmo "suavizar" a saída do país da União Europeia.
"A regra mais fundamental da Constituição do Reino Unido é a de que o Parlamento é soberano. (...) O tribunal não aceita o argumento apresentado pelo governo. (...) O governo não tem poder para (...) notificar a activação do artigo 50 para que o Reino Unido saia da União Europeia," justificou o presidente do tribunal, Lord Thomas of Cwmgiedd, na sua decisão, de acordo com o jornal The Guardian.
O veredicto da justiça, que ameaça atrasar todo o processo do Brexit, vai de encontro às pretensões do Governo conservador que vem defendendo a necessidade de respeitar a decisão do povo britânico, expressa no referendo de 23 de Junho.
A decisão do Tribunal foi conhecida duas horas antes de o banco de Inglaterra anunciar as suas decisões no que respeita à política monetária. A expectativa é que Mark Carney deixe os juros inalterados no mínimo histórico de 0,25%.