Notícia
Libra afunda para mínimos de três meses com receios em torno do Brexit
A moeda britânica está a reflectir as notícias de que Theresa May se prepara para anunciar um plano para um Brexit "duro". A porta-voz da governante já garantiu que se trata de "especulação".
Os receios em torno do Brexit estão, mais uma vez, a tirar força à libra britânica, que já atingiu esta segunda-feira, 16 de Janeiro, o valor mais baixo dos últimos três meses.
A moeda do Reino Unido está a reflectir as notícias avançadas pela imprensa britânica no fim-de-semana dando conta de que a primeira-ministra do Reino Unido vai revelar os seus planos para um Brexit "duro" esta terça-feira.
A libra desce 0,91% para 1,2071 dólares, depois de já ter caído um máximo de 1,61% esta manhã para 1,1986 dólares, o valor mais baixo desde 7 de Outubro.
A descida da moeda acabou por se travada pelos comentários da porta-voz de Theresa May, esta manhã, que assegurou que as notícias avançadas pelos meios de comunicação são "especulação".
Segundo a imprensa, nomeadamente o Sunday Times, a chefe do Executivo britânico Theresa May, vai sinalizar na terça-feira a opção por uma saída da União Europeia que passa pelo fim do acesso ao mercado único europeu, por abandonar a união aduaneira nas áreas de controlo da imigração e deixar de estar sob a jurisdição do Tribunal Europeu de Justiça.
Questionada sobre se os mercados estão certos em esperar esta indicação por parte da primeira-ministra, a porta-voz da governante respondeu apenas que se trata de "especulação".