Notícia
"Hedge funds" reduzem aposta no dólar para mínimos de dois anos
Os especuladores estão a reduzir a aposta na subida do dólar, perante os sinais de um ciclo de normalização de taxas gradual nos EUA.
Os fundos de cobertura de risco estão a rever as suas posições que apostam para a subida do dólar. A aposta na nota verde caiu para o valor mais baixo em quase dois anos, depois da presidente da Reserva Federal (Fed) dos EUA ter reforçado que será cautelosa a subir os juros no país.
Apenas uma em cada quatro opções sobre a moeda norte-americana dos "hedge funds" está a antecipar que o dólar consiga estender a valorização de 25% nos últimos dois anos face ao euro em 2016.
A menor aposta dos especuladores na moeda norte-americana surge num momento em que investidores e estrategas continuam a baixar as suas expectativas para o dólar, no seguimento das novas previsões para a política monetária nos EUA.
Depois de várias declarações por parte de membros da Fed sobre uma eventual mexida na taxa de referência no país, já na reunião deste mês, a presidente da instituição, Janet Yellen, veio tranquilizar os investidores, adiantando que é preciso cautela no ciclo de normalização dos juros.
Os analistas reduziram as suas estimativas para o dólar para mínimos de 16 meses face à moeda japonesa e para mínimos de Julho contra o euro. Já os fundos de cobertura de risco cortaram as apostas na subida do dólar para o valor mais baixo desde Julho de 2014, segundo dados da Bloomberg.