Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Euro cai e volta a negociar abaixo de 1,10 dólares

Pressionado pelo impasse entre a Grécia e os credores, o euro volta a negociar esta terça-feira, 7 de Julho, abaixo de 1,10 dólares. Hoje, os ministros das Finanças e os líderes da Zona Euro reúnem-se com o objectivo de encontrar um acordo que permita resolver a situação helénica.

07 de Julho de 2015 às 11:45
  • ...

O euro está a cair 0,78% para os 1,0970 dólares, ainda pressionado pelo impasse entre Grécia e credores, que voltam hoje à mesa das negociações.

"Sou a favor de se manter junta a Zona Euro. Os que a querem separar estão errados", disse o presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, esta manhã, horas antes da reunião do Eurogrupo, que se realiza às 13h00 locais (12h00 em Lisboa), e da Cimeira Europeia desta tarde, a ter lugar as 17h00 (16h00 de Lisboa).

O sentimento é partilhado pelo primeiro-ministro francês Manuel Valls. "Não podemos correr o risco da Grécia sair da Zona Euro", disse à rádio francesa RTL.

O Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, garantiu no Parlamento Europeu que "a União Europeia está preparada para fazer o que for necessário para alcançar um acordo com a Grécia".

Já Hollande e Merkel concertaram posições e exigem a Atenas propostas "sérias" após o ‘não’ dos gregos no referendo de domingo.

Por seu turno, as autoridades helénicas também deram sinais de abertura para as negociações após a substituição do ministro das Finanças Yanis Varoufakis por Euclid Tsakalotos.

Enquanto se prepara o palco negocial, a Grécia mantém o controlo de capitais, que permite aos gregos levantar somente 60 euros por dia. Esta segunda-feira, 6 de Julho, Alexis Tsipras solicitou ao presidente do BCE que a autoridade monetária eleve a liquidez disponibilizada para o sistema financeiro grego. No entanto, o BCE emitiu um comunicado informando que decidiu manter o tecto máximo da linha de liquidez de emergência para os bancos gregos em 89 mil milhões de euros.

"Ainda há obviamente muito risco por aí" disse à Bloomberg Stan Shamu da IG ltd, "mas se olharmos para o euro, o sentimento é de que existe uma maior estabilidade do que se esperava", disse.

Ver comentários
Saber mais Grécia Zona Euro Eurogrupo Cimeira Europeia União Europeia Atenas Yanis Varoufakis Alexis Tsipras Euclid Tsakalotos BCE mercado e câmbios política
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio