Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Euro em máximos de mais de seis meses após comentários de Merkel

As declarações da chanceler sobre um "euro fraco" e o compromisso dos ministros das Finanças da Alemanha e França em aprofundar a integração na Zona Euro estão a colocar a moeda única em máximos de 9 de Novembro.

22 de Maio de 2017 às 13:17
  • ...

A moeda única europeia está a negociar em máximos de mais de seis meses face ao dólar, depois de a chanceler Angela Merkel ter dito que o euro fraco é um dos responsáveis pelo excedente comercial da Alemanha, e de os ministros das Finanças do eixo franco-alemão se terem comprometido em aprofundar a integração da Zona Euro.

Depois de ter estado a negociar em queda durante grande parte da manhã, o euro ganha 0,26% para 1,1236 dólares, o valor mais elevado desde 9 de Novembro do ano passado.

Numa visita a uma escola em Berlim, esta segunda-feira, Angela Merkel responsabilizou o "euro fraco" e os preços baixos do petróleo por parte do excedente comercial da Alemanha, que a chanceler admite poder corrigir-se com mais investimento.

"O euro está demasiado fraco – por causa da política do BCE – e por isso os produtos alemães são baratos, em termos relativos", afirmou a chanceler, citada pela Bloomberg, acrescentando que os preços do petróleo também ajudam a explicar o excedente. "O que é que podemos fazer? Podemos investir mais".

A chanceler alemã também respondeu a perguntas sobre as relações do país com França, sublinhando que a vitória de Macron nas eleições "foi um evento extraordinário" e que a Alemanha "vai ter de ajudar" o novo presidente.

As declarações de Merkel surgem no mesmo dia em que os ministros das Finanças do eixo franco-alemão acordaram fortalecer a Zona Euro, dando um novo impulso às reformas paralisadas da união monetária.

Wolfgang Schaeuble e Bruno Le Maire anunciaram a criação de um grupo de trabalho conjunto que apresentará propostas até Julho sobre o aprofundamento da integração da região da moeda única.

Ver comentários
Saber mais Euro Alemanha França Angela Merkel
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio