Notícia
Dólar regista melhores duas semanas face ao iene em 28 anos graças a Trump
As expectativas do mercado em relação às políticas de Donald Trump, o próximo presidente dos EUA, estão a suportar o comportamento do dólar face ao iene. A possibilidade de subida dos juros em Dezembro apoia também esta evolução.
O dólar está a valorizar face ao iene, aproximando-se das suas duas semanas de crescimento mais acentuado em 28 anos. Por esta altura, o dólar sobe 0,58% para 110,76 ienes. Face ao euro, o dólar soma 0,29%, com a moeda europeia a negociar nos 1,0593 dólares. Durante esta sexta-feira, 18 de Novembro, o dólar já atingiu um novo máximo desde Dezembro de 2015 face à moeda europeia.
O comportamento da moeda norte-americana, face à moeda nipónica, ocorre numa altura em que o mercado está expectante em relação às políticas de recuperação económica do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump. Além disso, a perspectiva crescente de uma subida dos juros por parte da Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed) já em Dezembro está também a dar um impulso à moeda norte-americana.
Esta quinta-feira, 17 de Novembro, a presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos, Janet Yellen, confirmou que "em breve" deverá haver um novo aumento dos juros no país. Yellen reiterou também que o ritmo da subida dos juros será moderado.
Jun Kato, gestor sénior do fundo Shinkin Asset Management, em Tóquio, em declarações à Bloomberg, apontou que "as expectativas excessivas para a subida dos juros e para a inflação nos Estados Unidos estão a levar a uma recuperação do dólar e é assustador". O gestor acrescentou que os mercados estão numa fase em que "as pessoas são obrigadas a seguir a tendência de alta apoiadas meramente em expectativas, mesmo que as considerem frágeis".
O Bloomberg Spot Index subiu 0,3% esta sexta-feira, o que representa um crescimento pela sétima vez em oito dias. Além disso, está a negociar no nível mais elevado desde Fevereiro.