Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

China vai ajudar a Rússia a travar a queda do rublo

Dois ministros chineses ofereceram ajuda à Rússia, mostrando-se disponíveis para estender o swap cambial de quase 20 mil milhões de euros acordado entre os dois países em Outubro.

Maxim Zmeyev/Reuters
22 de Dezembro de 2014 às 09:23
  • 3
  • ...

Dois ministros chineses ofereceram apoio à Rússia, numa altura em que a economia vizinha visa angariar apoio para o rublo, sem esgotar as reservas cambiais.

 

Segundo o ministro chinês dos Negócios Estrangeiros, Wang Yi, a China irá oferecer ajuda, se necessário, e está confiante que a Rússia vai superar as suas dificuldades económicas. Já o ministro do Comércio, Gao Hucheng, afirmou que a extensão do swap cambial entre as duas nações e a utilização crescente da divida chinesa para o comércio bilateral terão um grande impacto na ajuda à Rússia.

 

O rublo está a valorizar quase 5% face ao dólar, devido à disponibilidade demonstrada pela China, a segunda maior economia do mundo, para ajudar o país vizinho. A Rússia, o maior exportador de energia, viu a sua moeda cair 44% este ano, devido à desvalorização do petróleo nos mercados internacionais e às sanções impostas pela União Europeia e Estados Unidos, que penalizaram severamente a sua economia.

 

A China e a Rússia assinaram, em Outubro, uma linha de swap cambial (contrato de troca de divisas) a três anos de 150 mil milhões de yuans (cerca de 19,6 mil milhões de euros), um acordo que pode ser expandido com o consentimento de ambas as partes.

 

A China está a promover o yuan como uma alternativa ao dólar no comércio e finanças mundiais e o Banco da China assinou acordos de swap cambial com 28 outros bancos centrais para incentivar esta alteração. As reservas cambiais da China, de 3,89 biliões de dólares, são as maiores do mundo e comparam com a reserva russa de 374 mil milhões de dólares.

Ver comentários
Saber mais Rússia Negócios Estrangeiros China Comércio Banco da China economia negócios e finanças política
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio