Notícia
China fixa moeda no valor mais baixo em quatro anos
O banco central chinês estabeleceu em 6,4140 yuans por dólar a taxa de câmbio de referência diária. É o valor mais baixo desde Agosto de 2011.
O banco central chinês estabeleceu nesta quarta-feira, 9 de Dezembro, uma taxa de referência diária para o yuan face ao dólar norte-americano que traduz o valor mais baixo em mais de quatro anos.
Segundo informa a Newswire, num momento em que enfrenta saídas de capitais e a desaceleração da economia, o Banco Popular da China estabeleceu em 6,4140 yuans por dólar a taxa de câmbio de referência diária, o valor mais baixo desde Agosto de 2011, que compara com 6,4078 yuans na sessão anterior.
Desde a desvalorização do yuan em Agosto último, de cerca de 2%, o governo chinês vem cedendo a pressões para permitir que a divisa seja cada vez mais determinada pelas forças do mercado. Desde 10 de Agosto, véspera do anúncio da desvalorização, o yuan já perdeu cerca de 3,4% do seu valor em relação ao dólar.
Dados publicados nesta semana mostram que as reservas internacionais da China caíram em Novembro para o menor nível em mais de dois anos e meio. Segundo a consultoria britânica Capital Economics, as saídas líquidas de capital do gigante asiático atingiram o nível recorde de 113 mil milhões de dólares em Novembro, superando de longe os 37 mil milhões que terão saído em Outubro.
Vários economistas consultados pela Newswire acreditam que, face à saída de capitais, Pequim possa não resistir à crescente pressão de voltar a desvalorizar o yuan.