Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Banco do Japão intervém no mercado cambial pela segunda vez em dois meses

Depois da moeda japonesa ter caído para mínimos de 32 anos face ao dólar norte-americano, o Banco do Japão terá intercedido. No par dólar-iene, a moeda norte-americana tomba mais de 2%.

Iene deprecia face ao dólar pela primeira vez em cinco sessões
21 de Outubro de 2022 às 18:01
  • ...
O Banco do Japão decidiu intervir no mercado cambial para apoiar o iene, depois de a moeda japonesa ter caído para mínimos de 32 anos face ao dólar norte-americano. É o que avança o jornal nipónico Nikkei.

Em resposta a esta intervenção, o dólar cai mais de 2% para 147,03 ienes, a maior queda desde março de 2020.

As autoridades do Banco do Japão tinham avisado que poderiam intervir no mercado, mesmo com vários analistas a justificarem que, com a manutenção da política monetária "dovish" (menos agressiva) por parte da autoridade, estas operações têm efeito limitado.

Apesar de não existir confirmação oficial "tudo o que se fala é de uma intervenção", explica o analista Alan Ruskin, do Deutsche Bank à Bloomberg. "Intervenção é apenas um paliativo a curto prazo nas atuais circunstâncias", aponta.

Esta é a segunda intervenção do banco central desde setembro. Na primeira foram gastos quase 20 mil milhões de dólares para limitar as perdas da moeda japonesa. Antes disso, a última vez tinha sido em 1998, após o iene ter descido aos 145,9 dólares.

Entretanto, o governador do Banco do Japão tem reiterado que não tem intenções de alterar e subir as taxas de juro.
Ver comentários
Saber mais Japão Banco do Japão Nikkei economia negócios e finanças macroeconomia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio