Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Telecel com potencial valorização de 67%

Segundo um estudo efectuado pela Dresdner Kleinwort Benson (DKB), a Telecel revela um potencial valorização de 67%. Os analistas estabeleceram um «price target» a doze meses de 27 euros (5.413 escudos), atribuindo uma recomendação de «buy».

14 de Janeiro de 2000 às 14:02
  • ...
Segundo um estudo efectuado pela Dresdner Kleinwort Benson (DKB), a Telecel revela um potencial valorização de 67%. Os analistas estabeleceram um «price target» a doze meses de 27 euros (5.413 escudos), atribuindo uma recomendação de «buy».

Para os analistas da DKB, a operadora de António Carrapatoso transaccionou durante o ano de 1999 com um desconto de 52%. «A Telecel foi afectada pelo lançamento da Optimus, encontrando-se agora a transaccionar com os múltiplos mais baixos do sector das telecomunicações móveis», explicam os mesmos especialistas.

A queda da receita média por cliente (ARPU) e o abrandamento do registo de novos clientes foram factores que atingiram de forma negativa a operadora móvel durante o ano de 1999. No entanto, os analistas afirmam que «há uma evidência clara que esta tendência está a ser invertida».

O ARPU registou uma queda de 55% entre 1997 e o terceiro trimestre de 1999. Esta quebra foi devido ao aumento da concorrência no sector, que levou a Telecel a reduzir os seus preços. Contudo, não se tem verificado quebras nos preços durante os últimos nove meses, enquanto os serviços de voz e dados têm revelado um crescimento. «O ARPU no terceiro trimestre situou-se acima do segundo e primeiro trimestre, e deverá continuar a crescer, embora de modo moderado», salienta a DKB.

A Telecel também sofreu uma redução do número de novos clientes durante o primeiro semestre de 1999. Desde a entrada da Optimus no mercado, a queda acentuou-se mais entre Abril e Maio deste ano, levando a uma redução no crescimento de novos clientes. Segundo a DKB «este efeito, está agora a acabar, tal como os ganhos provenientes da Internet a aumentarem». Os analistas consideram que «o “target” de 25% pretendido pela Telecel no mercado publicitário é atingível».

Entretanto o Internet Service Providers (ISP), o Netc, já é o segundo maior portal em Portugal e segundo os analistas «está avaliado em cerca de 450 milhões de euros (90 milhões de contos)».

A Telecel também deverá beneficiar do sucesso da compra da Mannesmann pela Vodafone Airtouch, que é a accionista maioritária da operadora portuguesa. A Vodafone Airtouch estima sinergias, em 2004, no valor de 580 milhões de euros (116 milhões de contos) originadas pelas receitas, vindas da realização da operação. Segundo os analistas «17 milhões de euros (3,4 milhões de contos), destas sinergias podem ser destinadas à Telecel, possibilitando um aumento de 10% no “cash-flow” da operadora móvel portuguesa».

As acções da Telecel transaccionavam, às 12h30, nos 16,16 euros (3.239 escudos), que corresponde a uma valorização de 0,62%.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio