Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PT com recomendação de «buy» da SSM

A Salomon Smith Barney (SSB) atribuiu à Portugal Telecom (PT) a recomendação de «buy», integrando a operadora nacional nas «top picks» do banco de investimento.

06 de Janeiro de 2000 às 17:30
  • ...
A Salomon Smith Barney (SSB) atribuiu à Portugal Telecom (PT) a recomendação de «buy», integrando a operadora nacional nas «top picks» do banco de investimento.

Para a SSB «a PT oferece uma combinação ideal através de um forte crescimento nas telecomunicações fixas, um excelente mercado das telecomunicações móveis e um mercado interno menos competitivo que as suas congéneres europeias, o monopólio na TV por cabo e investimentos no Brasil, que a longo prazo terão um retorno positivo», acrescentando que «a operadora transacciona com múltiplos mais baixos do sector».

O mercado de telecomunicações fixas oferece um forte crescimento, com as taxas de penetração a continuarem a registar aumentos. No que diz respeito às telecomunicações móveis, 78% dos clientes dos serviços móveis utilizam o sistema pré-pago, contra os 43% da média europeia. Os especialistas esperam que «o mercado de celulares atinja uma taxa de penetração de 74% em 2002, comparado com a actual de 43% e os 34% da média europeia.

A PT está numa posição única entre os operadores europeus em termos nacionais, pois detém a TV Cabo, que tem 95% do mercado da TV por cabo, dando deste modo à PT o monopólio nas duas formas de acesso fixo. A TV Cabo detinha no final do terceiro trimestre, uma taxa de penetração na ordem dos 38%.

Quanto aos investimentos da PT no Brasil, a operadora de Murteira Nabo detém 12,6% da Telesp Celular e 7,26% da Companhia Riograndense de Telecomunicações (CRT). Para os analistas «a PT tem o controlo da Telesp Celular e está numa excelente posição de tirar vantagem da experiência adquirida no mercado português, particularmente na área do sistema de pré-pagamento». «Com um mercado potencial de 35 milhões pessoas em São Paulo, com uma economia três vezes superior à portuguesa, o investimento na operadora brasileira oferece uma excelente oportunidade de negócio», explicam os mesmos analistas.

As acções da operadora de Murteira Nabo registaram, hoje, uma valorização de 7,98%, negociando agora nos 10,15 euros (2.034 escudos).

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio