Notícia
Jerónimo Martins terá aumentado lucros para 294 milhões até Setembro
CaixaBI antecipa uma normalização na evolução das vendas da Jerónimo Martins na Polónia e a continuação da pressão sobre a rentabilidade em Portugal, devido à estratégia de investimento em preços.
A Jerónimo Martins terá fechado os primeiros nove meses do ano com um resultado líquido de 294 milhões de euros, o que traduz um crescimento de 8,3% face ao mesmo período do ano passado.
A estimativa é do CaixaBI e aponta para receitas de 8,71 mil milhões de euros, mais 11,7% do que nos primeiros nove meses do ano passado. O EBITDA terá crescido 10,1% para 585 milhões de euros e a margem descido uma décima para 6,7%.
Quanto às previsões para o terceiro trimestre (entre Julho e Setembro), o CaixaBI antecipa um lucro de 128 milhões de euros (crescimento de 41,3%) e uma receita de 3,06 mil milhões de euros (mais 6,9%).
“Consideramos que o tópico em foco nos resultados do terceiro trimestre se refere ao impacto do forte aumento da concorrência, visível em matéria de publicidade e promoções, no mercado de retalho na Polónia”, salienta o analista André Rodrigues, do Caixa BI.
Numa nota de “research” publicada esta quinta-feira, o CaixaBI lembra que as vendas a retalho do segmento alimentar na Polónia apresentaram uma evolução homóloga positiva de 5,7% em agosto, confirmando a tendência positiva de Julho (+4,9%), pelo que estima, em termos operacionais, “uma normalização da evolução das vendas LfL (comparáveis) da empresa depois da volatilidade nos dois trimestres anteriores”.
No primeiro trimestre as vendas comparáveis da Biedronka cresceram 8,8%, abrandando para 2% no segundo trimestre, um crescimento que foi muito mal recebido nos mercados. Para o terceiro trimestre o CaixaBI antecipa um crescimento de 6%.
Quanto ao mercado português, o banco de investimento acredita que a “estratégia de investimento em preços terá continuado no terceiro trimestre, mantendo assim a rentabilidade pressionada”.
No Pingo Doce a margem EBITDA terá descido para 5,7% nos primeiros nove meses do ano e as vendas terão aumentado 1%.
O CaixaBI recomenda “acumular” acções da Jerónimo Martins, com um preço-alvo de 17,7 euros. As acções seguem a subir 0,28% para 14,345 euros.
Os resultados serão anunciados a 31 de Outubro, antes da abertura da bolsa.
Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de “research” emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de “research” na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.