Notícia
Haitong sobe avaliação da Navigator e Altri
O banco de investimento diz estar na altura de estar "mais positivo" para o sector do papel, pelo que reviu as avaliações da Navigator e Altri.
"Actualizámos a Altri e Ence de ‘neutral’ para ‘comprar’ devido ao fortalecimento do dólar e aos sinais de que os preços da pasta de papel possam ter atingido os mínimos", afirma Nuno Estácio, analista do Haitong na nota a que o Negócios teve acesso. "Para a Navigator mantemos [a recomendação de] comprar e aumentámos o preço-alvo em 11% para 4,20 euros", adianta.
Na verdade, o banco de investimento elevou a avaliação das três cotadas. Além da subida da Navigator, ex-Portucel, o Haitong elevou em 33% o preço-alvo da Altri, para 4,00 euros, e em 13% o da Ence, para 2,70 euros.
"A estabilização dos preços [da pasta] justifica-se pela oferta mais baixa do que anteriormente estimado para o primeiro semestre de 2017; os primeiros sinais de redução da capacidade; e o desconto médio bastante superior face à madeira macia", sublinha o analista.
Além destas questões, "a forte subida do dólar também ajuda os produtores de pasta europeus a anular o efeito dos preços da pasta mais baixos, já que têm a maior parte dos custos registados em euros enquanto o preço de venda é definido em dólares".
O Haitong, que teve uma recomendação de "neutral" para o sector na maior parte do ano, considera "que agora é tempo de estar mais positivo, com os preços da pasta a parecerem ter atingido o mínimo por agora".
Ainda assim, "continuamos a recear a nova oferta em 2018, que pode pressionar os preços a partir do quarto trimestre de 2017, mas com um dólar mais forte" a avaliação "parece barata" no caso da Altri, co-liderada por Paulo Fernandes (presidente executivo da Cofina, empresa que detém publicações como o Negócios) e da Ence, acrescenta a nota.
A nova avaliação do Haiting confere às acções da Altri um potencial de subida de 15,61% face à actual cotação (3,46 euros). No caso da Navigator, a subida potencial é de 50,21% face ao preço a que estão a negociar as acções (2,796 euros).
O balanço do ano é negativo para as cotadas de pasta e papel. Até hoje, as acções da Altri acumulam uma queda de 27% desde o início do ano, e os títulos da Navigator uma descida de 20%.
Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de "research" emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de "research" na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.