Notícia
Navigator e Altri sobem mais de 3% após nota de análise
As acções da Navigator e da Altri subiram mais de 3%, com os investidores a reflectirem a nota de análise divulgada esta quinta-feira pelo Haitong.
A Navigator subiu esta quinta-feira 3,48% em bolsa, para 2,854 euros, tendo trocado de mãos mais de dois milhões de acções, uma liquidez bastante acima da média diária de acções transaccionadas desta empresa, que nos últimos seis meses foi de pouco mais de 830 mil títulos.
A Altri teve um comportamento semelhante. As acções subiram 3,29% para 3,55 euros, tendo negociado 835,8 mil títulos quando a média diária dos últimos seis meses é de 393,7 mil.
Este comportamento das acções do sector de pasta de papel surgiram no dia em que o Haitong emitiu uma nota de análise onde reviu em alta os preços-alvo destas duas empresas.
"Actualizámos a Altri e Ence de ‘neutral’ para ‘comprar’ devido ao fortalecimento do dólar e aos sinais de que os preços da pasta de papel possam ter atingido os mínimos", afirma Nuno Estácio, analista do Haitong na nota a que o Negócios teve acesso. "Para a Navigator mantemos [a recomendação de] comprar e aumentámos o preço-alvo em 11% para 4,20 euros", adianta.
Na verdade, o banco de investimento elevou a avaliação das três cotadas. Além da subida da Navigator, ex-Portucel, o Haitong elevou em 33% o preço-alvo da Altri, para 4,00 euros, e em 13% o da Ence, para 2,70 euros.
"A estabilização dos preços [da pasta] justifica-se pela oferta mais baixa do que anteriormente estimado para o primeiro semestre de 2017; os primeiros sinais de redução da capacidade; e o desconto médio bastante superior face à madeira macia", sublinha o analista.
Além destas questões, "a forte subida do dólar também ajuda os produtores de pasta europeus a anular o efeito dos preços da pasta mais baixos, já que têm a maior parte dos custos registados em euros enquanto o preço de venda é definido em dólares".
Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de "research" emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de "research" na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.