Notícia
Haitong: Lucros dos CTT terão caído 40% no primeiro trimestre
Os CTT terão terminado o primeiro trimestre do ano com um resultado líquido de 12,4 milhões de euros, prevê o Haitong numa nota de análise a que o Negócios teve acesso.
Os CTT terão terminado o primeiro trimestre do ano com um resultado líquido de 12,4 milhões de euros, menos 40% do que em 2016, prevê o Haitong numa nota de análise a que o Negócios teve acesso. Os resultados dos CTT serão conhecidos no próximo dia 28 de Abril.
"Prevemos que as receitas do primeiro trimestre diminuam em 4% e o EBITDA (excluindo o banco postal) desça cerca de 13%" face ao ano passado, estima o analista Nuno Estácio.
O banco de investimento considera que os "números são claramente negativos", contudo, o Haitong considera que "é preciso contextualizar" estes dados. E realça que o fim das negociações com a Altice gerou menos cerca de 2,5 milhões de euros em receitas e EBITDA.
Além disso o aumento de preços do correio anunciado pela empresa de Francisco Lacerda só teve efeitos a partir de Abril, pelo que os números do primeiro trimestre não incorporam qualquer aumento de preços.
A compra da Transporta também só deverá ter impacto ao nível de receitas e do EBITDA a partir do segundo trimestre do ano.
"Quando temos estes efeitos em consideração, calculamos que o EBITDA no primeiro trimestre ficará 13% mais baixo do que no ano passado, o que significa efectivamente que o EBITDA subjacente deverá ficar praticamente inalterado" face ao primeiro trimestre de 2016.
"Pensamos que se os números ficarem próximos das nossas estimativas", as metas traçadas pelos CTT "são completamente alcançáveis".
"Consideramos que os CTT estão a negociar a níveis atractivos e a um desconto face aos seus pares", se excluído o Banco Postal, conclui a nota.
Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de "research" emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de "research" na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.