Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

CaixaBI antecipa quebra de 64% dos lucros da EDP Renováveis em 2016

O banco de investimento da CGD antecipa que a EDP Renováveis tenha registado lucros de 60 milhões de euros em 2016, o que a concretizar-se configura uma redução de 64% do resultado líquido face ao período homólogo.

22 de Fevereiro de 2017 às 18:54
  • ...

Em nota de "research" emitida esta quarta-feira, 22 de Fevereiro, o Caixa Banco de Investimento (CaixaBI) estima que os lucros da EDP Renováveis tenham sido de 60 milhões de euros no ano que passou, uma redução de 64% relativamente ao resultado líquido de 167 milhões de euros conseguido no exercício financeiro de 2015.

 

Quanto ao EBITDA o banco de investimento da Caixa Geral de Depósitos (CGD) antecipa que tenha sido de 1.162 milhões de euros, um acréscimo de 2% em relação aos 1.142 milhões conseguidos no período homólogo.

 

Nesta análise o CaixaBI decide manter inalterados tanto a recomendação ("comprar") como também o preço-alvo atribuído atribuído aos títulos da empresa liderada por Manso Neto (na foto) em 7,60 euros, o que tendo em conta o valor de fecho de 6,306 euros na sessão de hoje confere às acções da cotada um potencial de valorização de 20,52%.

 

O CaixaBI nota que a EDP Renováveis irá apresentar os resultados do total do ano passado no próximo dia 28 de Fevereiro, antes ainda da abertura do mercado bolsista.

 

Os analistas do CaixaBI realçam que o recurso eólico foi fraco no último trimestre de 2016 e que o factor de utilização dos seus activos ("load factor") caiu de 32% nos últimos três meses de 2015 para 30% no último trimestre do ano passado.

 

Por outro lado, acreditam que em 2016 as receitas totais tenham aumentado 6% face a 2015, em especial devido ao aumento na produção e à consolidação da capacidade em Portugal do consórcio ENEOP verificada desde Setembro de 2015. No entanto, o CaixaBI sublinha que este aumento na produção deve ser parcialmente contrabalançado em todas as plataformas.

 

Em conclusão, o CaixaBI refere que os resultados da EDP Renováveis em 2016 sofreram um impacto negativo decorrente dos preços médios de venda mais baixos, de custos financeiros não recorrentes relacionados com o cancelamento de projectos financeiros e ainda com o aumento verificado em participação minoritárias depois da alienação de posições minoritárias em parques eólicos. 

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de "research" emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de "research" na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.

Ver comentários
Saber mais CaixaBI EDP Renováveis research Resultados Lucro EBITDA
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio