Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

EDPR encaixa 242 milhões com venda de activos à China Three Gorges

A empresa portuguesa vendeu 49% do capital de um conjunto de activos eólicos localizados em Portugal, no âmbito do parceria firmada com a China Three Gorges em 2011.

27 de Fevereiro de 2017 às 18:40
  • ...

A EDP Renováveis anunciou esta segunda-feira, 27 de Fevereiro, que avançou com a venda de um conjunto de activos em Portugal à China Three Gorges, num negócio que se insere no acordo firmado na altura da privatização da EDP, ganha pela empresa chinesa.

 

A companhia liderada por Manso Neto vendeu 49% do capital social e suprimentos relativos a "um portefólio de activos eólicos por um preço global de 242 milhões de euros", refere o comunicado, dando conta que estes activos abrangem "422 MW de tecnologia eólica, localizados em Portugal, com uma vida média de 6 anos".

"Estes activos são relativos ao projecto ENEOP e foram consolidados integralmente pela EDPR após a conclusão do processo de separação dos activos em 2015", refere o comunicado da EDPR, adiantando que o "preço global da transacção, o Enterprise Value ("EV") implícito para 100% dos activos, ascende a 707 milhões de euros". 494 milhões de euros dizem respeito a capitais próprios e suprimentos e 213 milhões de euros são relativos a dívida externa.

 

Segundo a EDPR, o negócio foi efectuado com um múltiplo que ascende a 1,7 milhões de euros por MW. E surge no contexto da parceria estratégica estabelecida entre a EDP e a China Three Gorges em 2011, tendo ficado acordado a companhia chinesa (que é a maior accionista da EDP) investir dois mil milhões de euros em projectos de produção de energia renovável operacionais e prontos a construir.

 

Também no âmbito desta parceria, no final de 2015 a EDP tinha fechado o acordo para vender activos na Polónia e em Itália à CTG por 392 milhões de euros.

 

O anúncio de nova venda de activos ao accionista chinês surge na véspera da apresentação de resultados de 2016, que vai ter lugar esta terça-feira, antes da abertura da sessão.

  

(notícia actualizada às 18:55 com mais informação)

 

Ver comentários
Saber mais EDP Renováveis Manso Neto China Three Gorges parque eólico
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio