Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BPI: Compromissos dos CTT geram “mix de sentimentos”

Os compromissos apresentados resolvem as preocupações da AdC, mas poderão ter impacto nas receitas da empresa, dizem os analistas.

2017 foi um ano 'horribilis' para os CTT. A confirmação de que a companhia não será capaz de manter a sua política de dividendos, nem tão pouco cumprir as suas metas de resultados atirou as acções da empresa de correios para mínimos históricos. Em 12 meses, a empresa de correios perdeu 44% do seu valor de mercado.
29 de Dezembro de 2017 às 10:50
  • 6
  • ...

O BPI considera que os compromissos apresentados pelos CTT junto da Autoridade da Concorrência (AdC) no sentido de alargar a oferta do acesso à rede postal geram um "mix de sentimentos".

Numa nota de análise divulgada esta sexta-feira, 29 de Dezembro, os analistas dizem que, por um lado, os compromissos resolvem as preocupações do regulador e diminuem a probabilidade de uma coima que pode chegar a 10% das receitas. Por outro, a entrada de outros operadores poderá cortar uma fatia significativa das receitas da empresa liderada por Francisco Lacerda.

Os analistas do BPI olham, por isso, para os compromissos divulgados ontem pela Autoridade da Concorrência com "uma mistura de sentimentos.

"Por um lado, vemos compromissos apresentados pelos CTT como positivos, na medida em que abordam as preocupações da AdC (…) e diminuem a probabilidade de uma coima, que pode atingir até 10% das receitas. Além disso, com esta proposta, a decisão final sobre este caso deverá ser definida no curto prazo", referem.

Por outro lado, no pior cenário traçado pelo BPI, tomando como exemplo a realidade do mercado britânico, a entrada de novos operadores poderá significar uma perda de 13 milhões de euros de receitas do segmento de correio, o equivalente a 3% do valor estimado para 2018.

Recorde-se que, na quinta-feira, a Autoridade da Concorrência revelou que os CTT apresentaram um conjunto de compromissos que consistem no alargamento da oferta do acesso à rede postal, em resposta ao processo de contra-ordenação por indícios de infracção às regras de concorrência, aberto pela AdC em Fevereiro de 2015.

O conjunto de compromissos inclui o "alargamento dos serviços de correio abrangidos na oferta de acesso, nomeadamente o serviço editorial nacional, o serviço prioritário nacional e o serviço registado nacional".

Outro dos cinco termos propostos pelos Correios passa pela "introdução de novos pontos de acesso à rede postal dos CTT, mais a jusante na cadeia de distribuição postal, nomeadamente centros de produção e logística de destino e um conjunto alargado de lojas CTT (com excepção do serviço base nacional com peso até 50 g)", lê-se no mesmo documento publicado no site da AdC.

As acções dos CTT estão a subir 1,29% para 3,529 euros. 

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de "research" emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de "research" na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.

  

Ver comentários
Saber mais BPI research CTT Autoridade da Concorrência
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio