Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Procura supera em mais de nove vezes oferta de acções dos CTT

Pequenos investidores estão a subscrever, em média, 18 milhões de acções por dia, mais do que a oferta total reservada para esta tranche. Trabalhadores ainda só solicitaram 31% dos títulos.

Bloomberg
28 de Novembro de 2013 às 20:09
  • 7
  • ...

A Oferta Pública Venda (OPV) dos CTT continua a atrair muitos pequenos investidores.

Apesar de saberem que a oferta já está mais do que subscrita, o número de acções solicitadas durante o dia de hoje aumentou em 7 milhões, elevando a procura total para 9,17 vezes o número de títulos disponíveis. Só entre os trabalhadores é que a procura continua muito aquém.

 

“De acordo com a informação disponível no Serviço de Centralização de Ordens em Ofertas Públicas da Euronext Lisbon, às 19h00 do dia 28 de Novembro de 2013, as declarações de aceitação emitidas pelos destinatários da OPV dos CTT, na sequência das ordens dirigidas aos respectivos intermediários financeiros, revelam uma procura de 6,96 vezes o número total de acções objecto da OPV dos CTT”, revela a Parpública em comunicado enviado à CMVM.

 

Na tranche do público em geral, a procura é superior à média. As ordens de compra de acções ascendem a 144,4 milhões, mais 7,1 milhões que as registadas no final de quarta-feira, quando o total disponível são 15,75 milhões de títulos. Esta diferença reflecte que há investidores que estão a solicitar o número máximo de acções possível (25.000) para garantirem que ficam com um número mínimo de títulos.

 

Com o rateio que se adivinha nesta tranche, considerando a procura actual, quem solicitar 25 mil acções dos CTT receberá 2.730 títulos, bastante menos. E isto considerando que a ordem foi colocada durante a primeira fase da operação beneficiando de um coeficiente de rateio 100% superior àquele que será apresentado aos investidores que só colocaram a ordem a partir da última terça-feira.

 

Trabalhadores “à margem” da OPV

 

Enquanto na tranche do público em geral se verifica já uma procura bem superior à oferta, entre os trabalhadores não há o mesmo entusiasmo com as acções. A procura ascende a 1,63 milhões de títulos quando estão reservados 5,25 milhões acções a um preço 5% abaixo daquele que for fixado para a OPV. O intervalo de preços da operação está entre 4,10 e 5,52 euros.

 

Até hoje, e quando faltam apenas dois dias úteis para que sejam dadas ordens de compra sobre os títulos, a procura nesta tranche chega a apenas 31% da oferta. No final da operação, se se verificar que estes títulos não foram subscritos pelos trabalhadores dos CTT poderão passar para a tranche do público em geral contribuindo para aliviar um pouco o rateio.

Ver comentários
Saber mais CTT Oferta Pública Venda OPV Parpública
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio