Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Navigator vai reduzir dividendos após queda nos lucros

O administrador da Navigator disse aos analistas que tendo em conta a descida dos lucros de 2019 é expetável que os dividendos também sejam inferiores, mas ressalvou que a decisão cabe aos acionistas.

Rui Minderico
  • ...

A Navigator deverá reduzir o valor dos dividendos que paga aos acionistas nos próximos anos, a refletir a descida nos lucros de 2019, embora a decisão final seja dos acionistas, disse Fernando Araújo, administrador da companhia, na conference call com analistas.

 

"É uma decisão dos acionistas. Não é connosco, mas o nosso palpite é que os dividendos não serão mantidos neste nível nos próximos anos", disse o gestor.

 

"O lucro [de 2019] foi de 168 milhões, não podemos distribuir mais do que isso, a não ser que os acionistas entendam distribuir reservas como aconteceu este ano", acrescentou Fernando Araújo quando questionado pelos analistas sobre a política de dividendos.

 

A Navigator anunciou ontem que alcançou um resultado líquido de 168,3 milhões de euros em 2019, o que corresponde a uma queda de 25,2% que a empresa justifica com a "forte queda dos preços de pasta e redução da procura de pasta e de papel".

 

No ano passado a Navigator remunerou os acionistas com 200 milhões de euros, através de um dividendo regular de 0,27943 euros por ação, referente ao exercício de 2018, em que a companhia obteve lucros de 225,1 milhões de euros. Em 2018 também tinha pago 200 milhões (dividendo regular de 0,2371 euros).

 

A referência de 200 milhões de euros "não é objetivo nos próximos anos. Pelo menos esperamos uma redução tendo em consideração o lucro deste ano", disse o administrador.

 

Fernando Araújo reforçou que o conselho de administração "o que pode decidir é com base no lucro de cada ano. A política do grupo é distribuir 50% do lucro, significa que eu espero uma redução dos 200 milhões de euros para os próximos anos".

 

Contudo, "não espero uma grande redução porque o maior acionista também precisa de dinheiro", acrescentou.

 

Com os lucros de 2019 a recuarem mais de 25%, a Navigator deverá agora cortar na remuneração. Ainda assim, já no arranque deste ano, a empresa de pasta e papel voltou a distribuir reservas aos acionistas, num total de 99 milhões de euros, ou 0,1394 euros por ação.

Ver comentários
Saber mais Navigator Fernando Araújo dividendos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio