Notícia
Jerónimo Martins aumenta dividendo e entrega todos os lucros aos accionistas
A retalhista vai distribuir aos accionistas todos os lucros obtidos no ano passado.
A Jerónimo Martins anunciou esta quarta-feira que vai propor o pagamento de um dividendo de 61,3 cêntimos por acção, o que corresponde a uma subida de 1,3% e à devolução aos accionistas de todos os lucros obtidos no ano passado.
Em 2017 a retalhista pagou um dividendo de 60,5 cêntimos por acção (referente ao exercício de 2016), mas no ano passado os lucros recuaram 35% para 385 milhões de euros. Excluindo o impacto da venda da Monterroio em 2016, os resultados líquidos teriam aumentado 6,7% em 2017.
Foi precisamente a venda deste activo em 2016 que levou a Jerónimo Martins a mais do que duplicar o dividendo no ano passado, partilhando com os accionistas o ganho obtido na operação.
Agora optou por manter a política de entregar todos os lucros aos accionistas, apesar de não ter registado operações extraordinárias. Ao dividendo de 61,3 cêntimos corresponde uma rendibilidade de 3,6%. Os analistas estavam a contar com o pagamento de um dividendo bem inferior. As estimativas recolhidas pela Bloomberg apontavam para 40 cêntimos.
Se esta proposta for aprovada, no total, a Jerónimo Martins vai entregar aos accionistas 385,2 milhões de euros, o que corresponde precisamente aos lucros obtidos no ano passado.
Apesar do "payout" de 100%, a Jerónimo Martins reitera em comunicado "a sua política de dividendos, de acordo com a qual, o dividendo a distribuir deve corresponder a um valor entre 40 a 50% dos resultados líquidos consolidados ordinários".
Caso tivesse optado por esta política, pagaria um dividendo máximo de 196,8 milhões de euros. "Porém, considerando a solidez do balanço e a posição líquida de caixa no final do ano, bem como a capacidade de forte geração de caixa do Grupo, na sua reunião de 27 de Fevereiro de 2018, o Conselho de Administração decidiu propor à Assembleia Geral de Accionistas, que decorrerá no dia 12 de Abril de 2018, a distribuição de um dividendo de 385,2 milhões de euros", refere o comunicado da retalhista liderada por Soares dos Santos.
A Jerónimo Martins acrescenta que "esta proposta de distribuição de dividendos corresponde, pelo segundo ano consecutivo, a um payout excepcional de 100%, aproximadamente o dobro do que resultaria da aplicação da política de dividendos em vigor". E reforça que "considerando a sua posição de caixa, o Grupo mantém inalterado o seu plano de investimento e a flexibilidade para tirar partido de oportunidades de expansão não-orgânicas que possam surgir no curto prazo".